Veja dicas para utilizar o cartão de crédito de uma forma consciente

Como uma medida para ficar longe dos riscos de inadimplência, os especialistas do Serasa aconselham os consumidores brasileiros a utilizarem com consciência o cartão de crédito. Assim, é possível ter um melhor controle dos seus gastos.

O momento é de um amplo avanço dos bancos digitais, de modo que ficou ainda mais fácil e simples de se obter um bom cartão de crédito, inclusive sem anuidade e taxa para manutenção de conta. Os limites que estão sendo concedidos também são razoáveis em comparação com a realidade de boa parte dos brasileiros atualmente.

Por conta do processo ser todo online e não haver a necessidade de se realizar a comprovação de renda em alguns casos, o número de pessoas que estão endividadas por não conseguir pagar a fatura é cada vez maior, crescendo cada vez mais entre os jovens, de 18 a 24 anos, que estão com o nome sujo.

Número de famílias endividadas cresce e cartão de crédito é um dos culpados

No último mês, pelo menos 79% das famílias brasileiras foram consideradas endividadas, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. A pesquisa considerou o cartão de crédito como um dos principais indicadores, além de dívidas que estão por vencer no pré-datado, empréstimo pessoal e carnê de loja.

Ainda segundo a pesquisa, o cartão de crédito é a maior modalidade para contribuir com o endividamento das famílias brasileiras, que atingiu a proporção de 85,3% no mês de agosto, sendo a mesma proporção do mês de julho, ainda que tenha ficado abaixo do índice registrado no segundo trimestre de 2022.

Tanto o uso de cartões como carnês de diversas lojas pelo país aumentou de forma considerável ao longo dos últimos meses, visto que o seu acesso para eles também foi bastante facilitado. Isso ocorreu quase da mesma maneira como aconteceu na popularização dos bancos digitais.

Como ficar longe da inadimplência?

Como uma forma para reduzir a inadimplência no Brasil, os especialistas do Serasa orientam para que o uso do cartão de crédito seja feito de acordo com todos os seus gastos, além de controlar melhor o dinheiro e priorizar a utilização deste somente em situações de emergência.

Também é importante ter cuidado com o número de cartões de crédito que cada pessoa tem em sua posse, sendo que o limite recomendado pelos especialistas é de até 2. Porém, mais importante do que a quantidade de cartões, é saber como utilizá-los para preservar a sua vida financeira.

Escolher por um cartão sem anuidade é sempre uma boa escolha, pois ao não utilizar o limite, o usuário também não será cobrado com taxas que não lhe proporcionam nenhuma vantagem.

O recebimento de algum recurso extra, como do FGTS, também deve ser considerado para utilizar na hora do pagamento de contas e investimentos, ficando na frente da opção de gastos pelo cartão de crédito. Outra “regra” fundamental é que 50% dos gastos do mês devem ser apenas para itens essenciais, como alimentação e pagamento de contas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.