Veja como realizar pagamentos via Pix, por chave ou QR Code

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos já muito utilizado pelos brasileiros. Atualmente, o meio é um dos mais populares juntamente com o cartão de crédito.

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos já muito utilizado pelos brasileiros. Atualmente, o meio é um dos mais populares juntamente com o cartão de crédito. Para utilizá-lo é necessário ter uma chave, que pode ser o CPF ou CNPJ, e-mail, número do celular ou aleatória.

No entanto, para realizar um pagamento, é possível que também seja utilizado um QR Code, gerado pelo estabelecimento em que a compra está sendo realizada ou encontrado em boletos e contas, por exemplo. Veja como fazer pagamentos através das chaves e do código QR a seguir.

Pix rejeitado: por que isso acontece e como solucionar?

Como fazer pagamentos pelo Pix usando as chaves?

Quando for realizar algum pagamento, na área Pix do aplicativo do seu banco, acesse a aba “Chave” e selecione o tipo de chave da pessoa ou estabelecimento para onde o dinheiro será enviado, sendo as opções: CPF ou CNPJ, e-mail, número do celular ou aleatória.

Após informar a chave específica, informe o valor do pagamento, confirme os dados do destinatário e confirme a transação. Vale ressaltar que o procedimento é muito prático, uma vez que não é necessário informar todos os dados das contas como em transferências tradicionais.

Como cancelar o PIX pelo Nubank?

Como fazer pagamentos pelo Pix usando QR Code?

O usuário do Pix também pode realizar um pagamento via QR Code. Normalmente, o código pode ser encontrado em contas ou em boletos impressos ou pode ser gerado na maquininha do estabelecimento onde está sendo realizada a compra.

Na prática, basta abrir a opção de pagamento via Pix por QR Code no aplicativo do seu banco para que a câmera do seu celular seja aberta. Após a leitura, verifique os dados do destinatário, informe o valor, caso necessário, e confirme a transação.

PIX foi enviado para a pessoa errada? veja o que fazer

O PIX é um sistema que revolucionou a forma de pagamentos no país. A ferramenta criada pelo Banco Central (BC) já é indispensável para milhões de brasileiros. No entanto, embora traga muita praticidade na hora de efetuar uma transferência, pode causar uma grande dor de cabeça se a operação for para a pessoa errada.

Diante disso, é possível cancelar um PIX enviado errado? Confira!

Consigo cancelar um PIX enviado errado?

Infelizmente não! Por ser uma transação instantânea, ou seja, que se leva pouquíssimos segundos para ser realizada, não é possível voltar atrás no envio do dinheiro após o processamento.

Sendo assim, quem envia um PIX errado, independente da instituição financeira responsável, não terá a opção de cancelar a transferência já realizada. Neste sentido, é importante que o usuário sempre esteja atento aos dados do destinatário antes do envio.

Dá para fazer Pix com cartão de crédito? Saiba a resposta

Mecanismo Especial de devolução do PIX

Embora não seja possível cancelar o PIX enviado errado, o usuário pode recorrer ao Mecanismo Especial de Devolução (MED), liberado pelo Banco Central em novembro do ano passado.

O recurso, em resumo, foi criado para facilitar e agilizar o ressarcimento de usuários que são vítimas de fraude ou de falha na operação dos bancos.

Assim, caso alguém seja vítima de algum golpe, a instituição na qual partiu a transação tem até 90 dias para solicitar o dinheiro de volta ao banco de destino

Desta forma, a instituição que recebe o pedido deve se encarregar de fazer uma pesquisa para descobrir a conta na qual o valor foi enviado para bloqueá-lo imediatamente. Confirmada a fraude, o banco notificará o correntista que recebeu os valores avisando da devolução à conta de origem.

De todo modo, é importante frisar que o Mecanismo Especial de Devolução é utilizado exclusivamente para casos de fraude e falha em operações financeiras. Sendo assim, um simples erro na operação por parte do usuário não garante a utilização do recurso.

Como recuperar o PIX enviado errado?

Para isso, basta identificar as informações da pessoa através do comprovante de transferência e solicitar a devolução do dinheiro. Em alguns bancos existe um suporte ao PIX, um botão de reembolso para facilitar a devolução.

Contudo, o pagador ainda deve contar com a boa vontade de quem recebeu os valores indevidamente. Neste caso, quem recebeu a quantia errada deve guardar o dinheiro para devolver.

“Se você recebe um valor indevido, é sua obrigação reservar aquele dinheiro esperando num prazo razoável que a pessoa te procure. Se a quantia for muito alta, a Receita provavelmente vai rastrear, mas o usuário pode pegar declaração do banco e até da pessoa que transferiu errado para justificar no Imposto de Renda a transação”, explicou a sócia da área tributária da Siqueira Castro Advogados, Gabriela Miziara Jajah.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.