Entrevista de emprego: dicas para o candidato se colocar positivamente no processo seletivo

Confira algumas dicas para o candidato se colocar positivamente durante a entrevista de emprego. Saiba mais detalhes!

A entrevista de emprego é uma situação que pode deixar o candidato nervoso e ansioso. Por isso, é importante direcionar o seu comportamento e se preparar para lidar com as perguntas feitas durante o processo seletivo.

Entrevista de emprego: dicas para o candidato se colocar positivamente no processo seletivo

O profissional de recrutamento e seleção está apto para lidar com nervosismo do candidato, contudo, quando o candidato se deixa dominar por essa ansiedade, ele pode adotar uma postura de autossabotagem profissional e ficar aquém de todo o seu potencial no mercado de trabalho.

O mercado atual é instável para as empresas de forma geral. Por isso, é importante que o candidato demonstre a sua capacidade de lidar com fatores externos e a sua resiliência para lidar com a rotina; já que, cada vez mais, esse comprometimento se faz necessário dentro do mercado de trabalho atual.

Direcione seus pontos fortes

Leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem seus objetivos e resultados anteriores. Dessa forma, você poderá destacar seus pontos fortes organicamente.

Por exemplo, fale sobre sua proatividade; facilidade para lidar com metas; gerenciamento de equipes; gestão de projetos;  acompanhamento de processos; implementação de sistemas; inovação; criatividade; capacidade analítica, dentre outros aspectos que sejam relacionados ao seu perfil profissional.

Apresente soluções para seus pontos fracos

Além disso, é importante que você direcione também seus pontos negativos. Visto que, dessa forma, você estará demonstrando autoconhecimento profissional e autorresponsabilidade.

Sendo assim, ao apresentar uma situação negativa, apresente também uma solução. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, exponha o seu desejo de realizar um curso de teatro; ou ao informar que precisa melhorar o seu conhecimento técnico em um determinado sistema, informe que já está realizando cotações específicas.

Adote uma postura assertiva

O seu comportamento deve corroborar a sua narrativa. Portanto, adote uma postura participativa e positiva, evitando uma postura fechada. Não cruze os braços e pernas, fale de maneira tranquila e mantenha contato visual com o profissional que estiver lhe entrevistando. Certamente, são pequenos pontos que podem fazer diferença no resultado da avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção.

Faça adaptações dos pontos citados

Sendo assim, é importante que você faça as devidas adaptações dos pontos citados e evite uma postura negativa; já que você pode criar um ciclo de autossabotagem profissional ao não se colocar positivamente.

Além disso, ao se colocar durante o processo seletivo, você torna a avaliação feita pela empresa genuína; ao passo que você também pode avaliar a viabilidade da contratação, já que essa avaliação é cabível para todos os interessados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.