Qual a vantagem de ser introvertido?

Você sabia que até que existe vantagem de ser introvertido, embora muita gente ainda não saiba? Afinal, sempre vemos as pessoas falando que a introversão é algo ruim e prejudicial, mas nem nos atentamos que é possível experimentar muitas vantagens com esse traço de personalidade.

Por isso, neste conteúdo nós vamos apontar fatores positivos sobre a timidez e a introversão, a fim de lhe ajudar a desmistificar esse pensamento negativo sobre quem você é. Vamos lá?

Qual a vantagem de ser introvertido?

Não existe apenas uma vantagem de ser introvertido. Mas sim, algumas características e fatores benéficos podem ser observados nesse tipo de perfil comportamental. Abaixo listamos alguns deles:

1- Você se torna uma pessoa mais observadora

Ser uma pessoa observadora pode ser uma grande qualidade. Você pode, por meio da observação, captar muito mais informações sobre o seu ambiente e sobre as outras pessoas. Tudo isso pode ainda ser usado ao seu favor no futuro.

Por exemplo, ao observar um ambiente você pode ter mais noção de segurança daquele local. E ao observar uma pessoa, você pode ter mais sinais sobre quem ela realmente é.

2- Mais cautela ao lidar com os sentimentos

Você não é aquela pessoa que se abre para todo mundo. Não fica declarando as suas emoções íntimas e profundas para qualquer um. Pelo contrário. Você priva bastante os seus sentimentos, lidando com eles de uma maneira cautelosa e que respeite você mesmo.

3- Escuta ativa sempre bem apurada

Você consegue escutar ativamente as outras pessoas. Essa escuta ativa pode ser um bom caminho para desenvolver habilidades; compreender o outro e saber lidar com ele; absorver informações e sustentar bons relacionamentos.

Afinal, pessoas muito extrovertidas podem ficar desatentas interagindo com muita gente ao mesmo tempo, enquanto você pode ser um excelente ouvinte que, também, usa essa escuta ao seu favor.

4- Pensa antes de falar algo

Uma vantagem de ser introvertido é que você também não age ou fala por impulso. Mas sim, pensa e reflete bastante antes de dizer algo a alguém. Isso fortalece as suas relações, tendo em vista que você não se deixa levar apenas pelas emoções na hora de se expressar.

Além de que ter o costume de pensar antes de falar e agir pode lhe ajudar a diminuir grandes arrependimentos na sua vida.

5- Tem amizades mais profundas e sinceras

Uma pessoa introvertida consegue construir laços mais profundos e sinceros com os seus amigos. Afinal, ela só será próxima de alguém que realmente ama, e não ficará interagindo com todo mundo apenas porque é extrovertido.

Isso faz com que a pessoa introvertida construa laços cada vez mais fortes, e que tendem a perdurar por muitos anos de vida.

6- Se sente bem com o silêncio

Muitas pessoas podem se sentir completamente desconfortáveis quando estão com alguém e o chamado “silêncio constrangedor” aparece. Só que isso não costuma acontecer com os introvertidos. Afinal, eles são mais quietos por natureza, o que os permite ficar em silêncio sem se sentirem extremamente desconfortáveis por isso.

Logo, não forçam interações rasas e sem sentido apenas pra “quebrar o gelo”, pelo simples fato de que eles não sentem esse tal “gelo”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.