Você valoriza os seus resultados?

Você valoriza os seus resultados? Você costuma comemorar as suas vitórias, ou fica pensando que “não fez mais do que a sua obrigação”? Reflita um pouco sobre isso.

Infelizmente, vemos algumas pessoas não comemorando as próprias conquistas por justamente crer que não fizeram além do que deviam. Embora seja uma obrigação concluir alguns projetos, nem por isso devemos deixar de comemorar a nossa conquista. Não é porque uma atividade na escola é obrigatória que ela não é desafiadora, não nos ensina e não nos faz crescer, então por que não comemorá-la?

Pensando nesse ponto de vista, desenvolvemos essa reflexão para que você a acompanhe conosco. Continue lendo.

Você valoriza os seus resultados?

Quando foi a última vez que você comemorou uma grande conquista sua? Quando foi a última vez que você realmente celebrou um resultado que, por mais simples que possa parecer para as outras pessoas, significou algo profundo para você?

Às vezes, a correria do dia a dia nos impede de prestarmos mais atenção naquilo que viemos concluindo nos últimos dias. Inclusive, superamos desafios e por conta dessa vida corrida, às vezes nem percebemos que isso aconteceu.

Porém, essa falta de autorreconhecimento não é tão boa assim. Ela pode nos tirar a chance de aumentar a motivação e a autoestima, além de fazer com que os nossos esforços pareçam pequenos, a ponto de fazermos com que foquemos apenas no futuro, deixando o presente de lado.

Por isso, valorizar os resultados é algo tão importante e que traz benefícios para nós. Abaixo destacamos alguns detalhes sobre esses benefícios. Confira.

Quais os benefícios de valorizar os resultados?

São diversos os benefícios que podemos começar a notar a partir do momento em que criamos o hábito de reconhecer nossos resultados. Quando valorizamos aquilo que fazemos e a dedicação que colocamos sobre as coisas, muitas perspectivas podem mudar. Veja algumas esferas que podem ser percebidas a partir do momento em que passamos a dar mais atenção ao que conquistamos:

1. Motivação

Dar vida às nossas comemorações e permitir que as nossas emoções sejam exploradas dessa forma, pode nos ajudar a elevar a motivação. Se conseguimos ver o nosso progresso e entendemos a nossa força nesse trajeto, automaticamente tendemos a ter uma visão mais positiva sobre os próximos passos.

Isto é, por mais que algo possa parecer desafiador, temos a consciência de que já conquistamos resultados grandes e pequenos antes, assim, de agora em diante temos mais motivação para encarar novos desafios. Confiamos mais na nossa força e sentimos uma energia maior para lidar com as adversidades, pois estamos sempre enxergando nossos resultados positivos com carinho.

2. Autoestima

A autoestima também tende a ser elevada quando você valoriza os seus resultados. Isso porque você começa a enxergar os seus atributos com mais clareza, melhorando a forma como se vê.

3. Foco na conclusão de cada etapa

Quando começamos a valorizar os nossos resultados, por menores que eles sejam, nós começamos a entender a importância de cada etapa. Percebemos que o aqui e agora pode gerar frutos grandiosos. Todo esse conhecimento nos ajuda a manter o foco em cada passo, ao invés de elevar a ansiedade de querer fazer tudo para ontem.

 

Por isso, se você não valoriza os seus resultados, comece a olhar para isso com mais carinho. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.