Autorreconhecimento: O que é? Qual a importância?

Praticar o autorreconhecimento é um ato de respeito e admiração por si mesmo. É uma forma de perceber que a nossa trajetória está sendo desenvolvida com base em superações, aprendizagens e crescimentos relevantes. Sem esse reconhecimento, podemos acabar abalando a nossa autoestima, além de corrermos o risco de nos compararmos com outras histórias e pessoas.

Por isso, neste texto nós trouxemos alguns apontamentos muito relevantes sobre o assunto. Venha com a gente pensar de outra forma sobre a sua maneira de ser e viver, e comece a enxergar o valor que está intrínseco naquilo que você faz e batalha todos os dias. Confira!

O que é o autorreconhecimento?

O autorreconhecimento é o poder de reconhecer as próprias vitórias. É a capacidade de enxergar o quanto você superou algo e foi capaz de desenvolver, dentro dos seus limites, o melhor resultado possível.

Engana-se quem pensa que o autorreconhecimento está relacionado apenas com o ato de comemorar grandes vitórias – ele não é apenas isso. Embora as grandes conquistas mereçam uma grande atenção, as pequenas também devem ser reconhecidas.

Ninguém é feito apenas de grandes mudanças. Todos nós superamos, no dia a dia, muitos desafios, por mínimos que eles possam parecer.

Começar a reconhecer cada vitória, cada superação e cada crescimento é começar a dar uma atenção a mais à nossa própria história. Quando deixamos de lado a possibilidade de reconhecer as nossas conquistas, podemos estar apagando um pouco de quem somos.

Afinal, não devemos esperar apenas o reconhecimento alheio. Embora ele seja importante em muitas circunstâncias, nem sempre ele virá. E quando não vir, o que faremos? Nos sentiremos inferiores? Ou aprenderemos a enxergar o nosso valor, reconhecendo as nossas conquistas? Pois é…

Por isso, quando você pensar no que é o autorreconhecimento, pense naquela prova difícil que você conseguiu passar. Pense naquela economia que, por mais pequena que possa parecer para os outros, foi desafiadora para você. Ou ainda, pense naquelas 200 gramas que você perdeu sobre a balança, mas que para os outros possa parecer pouco.

Você é quem deve reconhecer o que realmente é valioso. Se autorreconhecer é enxergar em si mesmo quais foram os passos essenciais para o seu crescimento e desenvolvimento.

Qual a importância desse reconhecimento?

A importância do autorreconhecimento está associada com a forma como passamos a enxergar as nossas vidas. Se nada do que fazemos é reconhecido, como poderemos entender o valor que temos? Como fica a nossa autoestima? E a motivação? Pense um pouco sobre isso…

A arte de reconhecer cada passo que damos nos permite entender melhor a nossa história, ao mesmo tempo em que nos ajuda a compreender no que somos bons ou não. Além disso, podemos nos sentir motivados quando percebemos que demos bons passos rumo aos nossos sonhos, aumentando a nossa energia para lidar com as adversidades da vida.

A autoestima e o autoconceito também caminham ao lado desse reconhecimento. Dar voz às nossas conquistas é perceber o quanto podemos superar desafios e sermos bons em uma série de coisas. Comemorar nossas vitórias é perceber que cada detalhe faz a diferença, e por fazer, merece ser enaltecido.

Comemore quem você é, onde chegou e o que vem conquistando. Pratique o autorreconhecimento!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.