Focar nas pequenas vitórias é importante – Entenda

Saber focar nas pequenas vitórias é importante é essencial para que cada passo seja valorizado da forma correta. Caso contrário, podemos cair no erro de apenas olhar para a linha de chegada, abrindo mão de toda a aprendizagem que pode estar espalhada pelo caminho.

Quer um exemplo bastante pertinente? Imagine que você sonha com uma graduação. Agora, imagine que você tem a oportunidade de apenas conquistar um diploma, sem ter que estudar nada. Do que adiantará pular para a linha de chegada se, na prática, você não terá conhecimento algum da área? Pois é!

Por isso, focar nas pequenas vitórias pode mudar as nossas vidas. Quando entendemos que cada passo tem muito o que agregar em nossa história, a perspectiva de muita coisa pode se transformar.

Quer analisar isso com a gente? Então acompanhe este texto.

Focar nas pequenas vitórias é importante – Entenda os benefícios

Nós não conseguimos andar 2 quilômetros se não dermos um passo depois do outro. Simplesmente ficaremos parados no caminho – simples assim.

Na vida não é diferente. Cada detalhe, cada ação e cada tomada de decisão têm um papel importante em nossa história. Por isso, focar nas pequenas vitórias é importante! Os benefícios por trás dessa postura são inúmeros, e nós listamos alguns deles logo abaixo:

1. Mais motivação

A motivação pode ser mais aflorada quando criamos o hábito de enxergar as pequenas vitórias. Pois o que seria da motivação se não tivéssemos alguns acontecimentos positivos para servir como um “gás a mais”?

Embora exista a motivação “negativa”, que é quando nós fazemos algo para fugir de uma “dor”, a motivação positiva pode ser poderosa e pode proporcionar bem-estar.

É o caso de você passar em uma prova e se sentir confiante e motivado para passar na próxima. É o caso de você se deparar com um problema no trabalho, mas ter comemorado vitórias passadas que servirão como um combustível para superar o novo desafio.

2. Foco maior no presente

Quando começamos a focar nas pequenas vitórias, passamos a ter uma visão mais voltada ao presente. Isso porque começamos a entender o poder de cada etapa e de cada conquista, focando nos detalhes que são vividos no cotidiano – e não focando apenas na linha de chegada.

3. Valorização de cada etapa

Seguindo a linha do que apontamos logo acima, cada etapa começa a ser mais bem valorizada. Entendemos a importância de cada matéria da faculdade, de cada semestre que é concluído. Entendemos a importância de cada desafio superado no trabalho, e de cada passo que damos rumo ao nosso objetivo maior.

4. Autoestima mais equilibrada

A arte de focar nas pequenas vitórias é importante porque ela nos ajuda a entender melhor os nossos pontos fortes e as nossas mudanças positivas na vida. E isso pode auxiliar na hora de mantermos a autoestima mais saudável. Afinal, reconhecemos coisas positivas que fazemos e nos sentimos mais confiantes por isso.

Sendo assim, praticar o autorreconhecimento é algo que pode mudar a nossa forma de lidar com a vida e, inclusive, com os momentos difíceis. Aprendemos mais sobre as nossas forças, nossos pontos fortes e respeitamos nossas fragilidades.

Como tem sido o seu autorreconhecimento?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.