Valores a receber: opção de transferência varia de acordo com a conta. Entenda

Opção de transferência do valor a receber vai depender da instituição financeira que guardou o dinheiro. Entenda a lógica

Nesta segunda-feira (7), brasileiros das diversas regiões do país começaram a ter a oportunidade de consultar os valores que estão esquecidos em bancos e instituições financeiras. De acordo com o Banco Central (BC), neste primeiro momento esta possibilidade de consulta está disponível apenas para quem nasceu antes de 1968 e para quem criou uma empresa antes deste mesmo ano.

O Banco Central afirma que essas pessoas podem realizar não apenas a consulta, como também o pedido de transferência de dinheiro. É preciso lembrar, no entanto, que essas opções de entrega da quantia variam de acordo com a instituição financeira onde o valor está “esquecido”.

O BC afirma que no momento em que o cidadão pede a transferência, irão existir casos em que será possível concluir esse processo dentro do próprio sistema. Em outros casos, o usuário necessitará enviar um e-mail para o banco. Existe ainda uma terceira possibilidade: a que mostra que o indivíduo entrará em contato com o número de telefone que é disponibilizado no site.

O banco alerta ainda que esse processo terá que ser feito de modo separado. Ou seja, o cidadão fara a solicitação de cada transferência separadamente e o valor dela vai aparecer ao lado dessa solicitação. O primeiro passo é ir até o site oficial que o Banco Central criou para este sistema. É o valoresareceber.bcb.gov.br.

Logo depois, o cidadão deverá fazer o login na plataforma gov.br. É importante lembrar que o usuário terá que utilizar o seu perfil nível prata ou ouro para isso. Ao acessar a conta, o indivíduo conseguirá consultar o saldo disponível em cada uma das instituições em que ele possa ter um “dinheiro esquecido”.

Alerta de Golpes

O Banco Central (BC) vem fazendo um alerta nos últimos dias. De acordo com o banco, várias quadrilhas estão aproveitando este momento para aplicar golpes em pessoas que estão procurando por esses valores.

A instituição insiste que existem várias maneiras de se fazer essa transferência. Entretanto, em nenhum dos casos será solicitado ao cidadão que faça algum tipo de pagamento. Não é preciso desembolsar nada.

Ainda segundo o Banco Central, nenhuma instituição financeira vai pedir para que o cidadão envie qualquer tipo de senha de suas contas. A Polícia Federal (PF) também vem afirmando que está tentando localizar essas quadrilhas.

Consulta aos valores esquecidos

De acordo com as informações oficiais, o período da consulta ao dinheiro esquecido começou oficialmente nesta segunda-feira (7). Nesta primeira janela de pagamentos, eles estão liberando R$ 4 bilhões para essas transferências.

O período inicial da consulta começou ainda no último mês de fevereiro. Naquele primeiro momento, as pessoas podiam apenas saber se existia algum valor disponível. Era impossível, portanto, saber qual seria a quantia.

A partir deste mês de março, essas mesmas pessoas estão tendo a oportunidade de fazer essa consulta ao valore exato. O Banco Central (BC) diz ainda que novos lotes deverão passar por liberações nos próximos meses.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.