Guia de compra de potes para a cozinha

Confira as nossas dicas para comprar os potes ideais para sua cozinha

Afinal, qual pote comprar para a minha cozinha? Definitivamente, com a grande variedade de potes de diversos tamanhos e cores e materiais feitos, fica um pouco complicado selecionar quais são os ideais para levar para casa. Mas não se preocupe, porque hoje, iremos te dar algumas dicas incríveis sobre isso. Confira agora um guia de compra de potes para a cozinha.

Saiba os tipos de potes para comprar

Acompanhe agora, logo abaixo, alguns tipos de pote para você não descartar na hora da compra dos itens da sua cozinha. Confira um guia de compra de potes para a cozinha!

Potes de plástico

Sendo um utensílio de diversas cores e possibilidades de armazenamento, os potes de plástico são super recomendados para você guardar a sua comida, seja na geladeira ou seja em armários. Porém, apesar disso, os potes de plástico não são recomendados para você fazer uma armazenagem da sua marmita. Principalmente pelo fato de o plástico liberar toxinas quando esquentado no micro-ondas. Mas não é sempre que isso acontece, pois nem todos os potes liberam esse tipo de gás tóxico. Alguns são fabricados com materiais atóxicos.

Os potes de plástico são ideais para você ter na sua cozinha, justamente pelo fato de serem ótimos transportadores e armazenadores de alimentos. Eles são ideais para qualquer tipo de alimento, pois são muito capazes de preservar e conservar o alimento dessa forma. Além desses benefícios e precauções, você também deve se atentar para a forma de limpeza. Os potes de plástico exigem cuidados na hora da lavagem, pois não podem ser arranhados de forma alguma. Então, sempre que você for lavar, prefira o lado mais macio da esponja, pois com o lado mais grosso e com o bombril pode acabar arranhando a superfície.

Potes de vidro

Os potes de vidro são os queridinhos das marmitas das pessoas. Além de serem mais bonitos esteticamente e servirem para aquecer as marmitas sem medo algum, os potes de vidro são extremamente úteis para se ter na cozinha. O tipo de material com o qual é feito impede que ele pegue gosto ou cheiro, diferentemente do  plástico. Porém, como em todos os lados, existem as vantagens e as desvantagens. Os pontos negativos de potes de vidro são que eles são muito pesados e fáceis de quebrar, por isso deve-se tomar muito cuidado ao transportar ou manusear.

Além de serem ótimos para esquentar e armazenar a sua comida, os potes de vidro também servem para uma decoração maravilhosa por serem extremamente transparentes. Assim, você escolhe se fará uma decoração com o próprio elemento armazenado ou se colocará alguns itens decorativos por dentro. Pode escolher ainda se usará para outro tipo de armazenamento de forma criativa.

Potes de inox

Potes de inox - Reprodução Canva
Potes de inox – Reprodução Canva

Esses tipos de pote são extremamente duráveis e ideais para manter a temperatura da comida. Assim, são ideais para você levar algum lanche um pouco mais refrescante ou mais quente para as suas crianças na escola. Então, você não vai se preocupar em quebrar o pote de vidro ou danificar o de plástico.

É interessante também você fazer a escolha de usar tampas transparentes com seus potes de inox, pois garante uma melhor visualização do alimento para que você saiba diferenciar sem precisar fazer anotações e marcações nos próprios potes.

Apesar de serem maravilhosos, eles precisam de alguns cuidados para que não fiquem manchados. Por exemplo, não devem ser lavados de qualquer forma. O ideal é que a limpeza seja feita com o lado macio da esponja e um pouco de detergente.

Em caso de manchas fortes, que não saiam de jeito nenhum, deixe de molho. Mas evite a todo o custo o uso do lado grosso de esponja ou de bombril, pois isso pode riscar e danificar o inox.

Organizando os armários com os potes

Agora que você já escolheu os seus potes ideais para a sua cozinha, chegou a hora de arrumar e armazená-los de forma inteligente.

Para começar, limpe o armário, e se tiver alguma coisa dentro dele, remova. Agora, passe um pano úmido com vinagre nas prateleiras nas portas por dentro e por fora. Assim, não esqueça nenhum canto. Então, espere secar um pouco, aí comece a armazenar os seus potes e utensílios de cozinha juntos.

Para uma melhor organização, coloque mais próximo os potes que você usará mais, para que fiquem de fácil acesso. Já os que você não pretende fazer uso tão frequente assim, coloque em lugares mais altos, que você não irá mexer tanto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.