Valor do Bolsa Família será o mais alto possível, diz Ministro

De acordo com Ministro da Cidadania, o valor médio do novo Bolsa Família será o mais alto possível. Pagamentos começam em novembro

Meses depois do início das discussões sobre o novo Bolsa Família, o Governo Federal ainda não bateu o martelo sobre uma série de questões relativas ao programa. Talvez a mais importante delas seja mesmo o valor médio do benefício. Membros do Palácio do Planalto ainda estão tentando chegar em um acordo sobre isso.

Nesta quarta-feira (28), o Ministro da Cidadania, João Roma, participou de uma reunião com o Ministro da Economia, Paulo Guedes. Ao sair do local, ele disse que o Bolsa Família vai passar por mudanças e confirmou que os pagamentos devem mesmo começar a partir de novembro, como o Governo vinha prometendo.

No entanto, ele se esquivou ao falar sobre os valores médios dos repasses. E isso pode indicar que o Planalto ainda está longe de bater o martelo sobre esse assunto. Roma se limitou a dizer que os montantes médios do projeto serão os mais altos possíveis, mas não cravou nenhum patamar.

“A questão do ticket médio e do valor desse programa será eventualmente tratado com a área econômica mais à frente”, disse ele para jornalistas. O Presidente da Câmara, Arthur Lira, disse em entrevista recente que o Governo Federal precisa ser mais rápido na condução do novo Bolsa Família.

É que de acordo com o parlamentar, o Congresso Nacional não tem muito mais tempo para conseguir a aprovação desse projeto. Então, em tese, quanto mais o Planalto demorar para enviar o programa, mais tempo vai demorar para o novo Bolsa Família chegar na conta dos brasileiros. E é justamente isso o que as famílias carentes não querem que aconteça.

Bolsonaro

A fala de Roma é certamente mais genérica do que as que o Presidente Jair Bolsonaro vem dando ultimamente. Em entrevistas recentes, o chefe do executivo vem dizendo que o valor médio do novo Bolsa Família será de R$ 300.

De acordo com informações de bastidores, essas declarações não estão pegando nada bem dentro do Ministério da Economia. É que membros da pasta acreditam que esse patamar pode ser suficiente para furar o teto de gastos públicos.

No entanto, mesmo diante desta suposta insatisfação do Ministério, Bolsonaro segue repetindo que esse será o valor médio dos pagamentos do programa em questão já a partir do próximo mês de novembro.

Bolsa Família

De acordo com o Ministério da Cidadania, que é a pasta que responde pelo projeto, o Bolsa Família paga hoje uma média de R$ 190 por mês. Obviamente esses valores variam muito a depender da situação da pessoa que recebe o montante.

Ainda de acordo com o Ministério, o Brasil tem hoje pouco mais de 14 milhões de beneficiários do programa. Desses, 10 milhões estão recebendo momentaneamente os valores do  Auxílio Emergencial.

Auxílio Emergencial

Recentemente o Governo Federal anunciou oficialmente a prorrogação do benefício emergencial por mais três meses. Com essa decisão, cerca de 37 milhões de pessoas deverão seguir recebendo as parcelas do programa até, pelo menos, o próximo mês de outubro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.