Vale-gás: usuários criticam valor dos pagamentos do novo programa

Governo divulgou quanto vai pagar de vale-gás neste mês de dezembro. E o fato é que muita gente não gostou nada do número

O Governo Federal deve iniciar os pagamentos do seu vale-gás nacional ainda neste mês de dezembro. Mesmo com o atraso na aprovação do projeto que libera o dinheiro, eles estão seguindo firme na promessa de que até o final deste ano todo mundo vai receber a primeira parcela do benefício.

Mesmo antes do início dos pagamentos, o fato é que muita gente já está criticando alguns pontos do projeto. Uma das críticas mais comuns até aqui é a questão do valor do benefício. O Ministério da Cidadania anunciou que os repasses de dezembro irão ser de R$ 48 para todos os beneficiários do projeto.

Para se ter uma ideia, isso é menos do que o vale-gás que está sendo pago em vários estados neste momento. É que a ideia do projeto em questão consiste em fazer com que o Governo Federal pague pelo menos a metade da média do valor de um botijão gás. Por esse número, o patamar de dezembro vai ser de R$ 48.

As críticas pioram quando se sabe que esse valor vai ser pago de dois em dois meses, então, na prática, as pessoas irão pegar esse dinheiro agora em dezembro e só irão repetir a dose em fevereiro. O texto do projeto afirma que 60 dias é um intervalo mais do que suficiente para uma família manter o botijão.

Na prática, o vale-gás nacional não vai arcar com um botijão completo, mas sim, apenas metade do benefício. A ideia é que o próprio cidadão retire do seu bolso a outra parte para que ele possa comprar o botijão. Alguns afirmam que isso é melhor do que nada, outros estão chamando esse projeto de esmola.

Valor pode subir?

Sim. Como se sabe, os valores do vale-gás nacional não são fixos. Isso quer dizer que a cada dois meses ele vai poder mudar. Tudo vai depender de como se comporta o preço médio do botijão de gás de 13kg, definido sempre pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

A expectativa do Governo Federal é que esse pagamento de fevereiro seja maior do que esse de dezembro. Isso porque eles entendem que o valor do gás vai subir ainda mais do início do próximo ano.

Quando os pagamentos do vale-gás começam?

O Governo Federal está prometendo pagar a primeira parcela do vale-gás ainda neste ano de 2021. A ideia do Palácio do Planalto é atender algo em torno de 5,5 milhões de pessoas. Esse, inclusive, também é um ponto de crítica.

É que muita gente acredita que o Governo deveria atender algo em torno de 24 milhões de pessoas como estava prevendo o projeto inicial. Acontece, no entanto, que o poder executivo não deve atender todos esses usuários. Eles dizem que não há orçamento para todo mundo.

Como faço para receber?

Não há muito o que se fazer para tentar entrar no vale-gás nacional. Acontece que o Governo Federal não vai abrir uma espécie de inscrição para entrada no programa. Eles irão apenas analisar os dados existentes.

Nesse sentido, é muito importante ficar de olho no Cadúnico. Essa lista do Governo Federal vai acabar definindo quem são as pessoas que poderão entrar no benefício em questão ainda neste ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.