Vale-gás: recebi em dezembro. Estou confirmado no próximo pagamento?

De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 100 mil pessoas receberam a primeira parcela do vale-gás ainda no ano passado

O Governo Federal concluiu ainda no final do último mês de janeiro a primeira leva de pagamentos do seu vale-gás nacional. De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 5,4 milhões de brasileiros receberam esse dinheiro no primeiro mês de 2022. Todos eles receberam a mesma quantia: R$ 52 para todo mundo.

Mas o fato é que os pagamentos do vale-gás não começaram exatamente em janeiro. De acordo com o Ministério da Cidadania, o primeiro repasse do programa em questão aconteceu mesmo ainda no ano passado. No último mês de novembro, estima-se que cerca de 100 mil brasileiros pegaram esse benefício.

Agora esses cidadãos que receberam o programa antes de todo mundo querem saber se eles irão continuar recebendo o dinheiro normalmente. De acordo com o Ministério da Cidadania, a resposta é sim. O que se sabe é que essas pessoas pegaram a primeira parcela em dezembro do ano passado e agora passarão a receber o benefício regularmente.

A verdade é que  por causa da situação das fortes chuvas que atingiram os estados da Bahia e de Minas Gerais ainda no final do ano passado, o Governo Federal antecipou os pagamentos para essas pessoas. Foi justamente por isso que cerca de 100 mil brasileiros desses estados acabaram recebendo antecipadamente.

Como a situação nessas regiões está um pouco melhor agora, a avaliação do Governo Federal é de que esses cidadãos já conseguem aguardar até o segundo pagamento nas mesmas datas em que todo mundo recebe. Sendo assim, é preciso esperar para ver quando é que isso vai acontecer de fato.

Segundo pagamento

Como dito, o primeiro pagamento do vale-gás nacional aconteceu entre os meses de dezembro e janeiro. Sendo que apenas uma minoria recebeu no final do ano passado. Agora, no entanto, a situação muda um pouco de figura.

Para quem ainda não sabe, o vale-gás nacional é um programa de caráter bimestral. Isso quer dizer portanto que as pessoas irão receber esse benefício sempre a cada 60 dias, ou seja, dois meses. É o que se sabe até aqui.

Considerando que o Governo concluiu esse primeiro pagamento apenas em janeiro deste ano, a avaliação do Planalto é que o segundo repasse vai ficar mesmo para março. A tendência é que eles usem o mesmo calendário do Auxílio Brasil

Calendário do vale-gás nacional

Em tese, o calendário do vale-gás nacional segue as mesmas datas que são vistas no Auxílio Brasil. No último mês de janeiro, por exemplo, ambos os programas começaram a fazer os repasses no dia 18 e terminaram no dia 31.

A tendência natural, aliás, é que os calendários dos dois projetos sigam a mesma lógica de pagamentos. Incluindo aí o fato de que os dois seguem a regra de se dividir os grupos pelo final do Número de Inscrição Social.

O que se sabe agora é que em fevereiro o Governo Federal vai fazer pagamentos apenas para os usuários do Auxílio Brasil. O vale-gás nacional deverá voltar apenas em março. Pelo menos é isso o que o Ministério da Cidadania está dizendo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.