Vale-gás: Governo ainda não confirma aumento no número dos usuários

Governo Federal ainda não anunciou se vai aumentar o número de usuários do vale-gás já no próximo pagamento do programa

O Governo Federal deverá seguir com os pagamentos do seu vale-gás nacional. Pelo que se sabe até aqui, o primeiro repasse aconteceu ainda em dezembro do ano passado e terminou só agora nesta última segunda-feira (31). Juntando tudo, nós estamos falando de cerca de 5,5 milhões de pessoas atendidas nos últimos meses.

Para se ter uma ideia do alcance desse número, é importante frisar que ele é bem menor do que a grande maioria dos programas do Governo Federal. A nova versão do Bolsa Família, por exemplo, chegou a atender cerca de 17 milhões em janeiro. O Auxílio Emergencial, também do Palácio do Planalto, chegou na casa de algo em torno de 39 milhões no ano passado.

Isso quer dizer portanto que apenas um em cada três usuários do Auxílio Brasil está conseguindo pegar o vale-gás agora, tomando como base os números oficiais do Ministério da Cidadania para este mês de janeiro. Agora os cidadãos querem saber quando e se eles irão poder entrar no programa.

De acordo com o Governo Federal, o número de usuários do vale-gás nacional vai de fato subir. A ideia deles é fazer isso progressivamente no decorrer dos próximos meses. A meta é fazer com que todo mundo que está no Auxílio Brasil acabe entrando para este novo benefício. Mas isso só deve acontecer mesmo em setembro de 2023.

Que o número de usuários vai aumentar, isso é um fato, segundo promessa do Governo. Agora falta saber quando e em que ritmo isso vai acontecer. Não se sabe, por exemplo, se mais pessoas poderão entrar no benefício já neste próximo pagamento. É preciso aguardar para ver o que o Palácio do Planalto vai falar sobre o assunto.

Preciso fazer inscrição?

Não. Os usuários do vale-gás nacional que receberam o benefício seja em dezembro ou mesmo em janeiro não precisam de uma renovação da inscrição. Seguem valendo portanto os dados que os levaram até ali.

De modo que, pela lógica, todo mundo que recebeu em janeiro e em dezembro ainda do ano passado, até segunda ordem, está confirmado no próximo pagamento. Não existe inscrição direta para o vale-gás nacional.

Essa é uma informação importante neste momento, pois várias quadrilhas estão se aproveitando desta situação para enviar links com falsas inscrições para estes programas. Peorem isso não existe no vale-gás nacional.

Quem tem direito ao vale-gás

Conforme informações oficiais, as pessoas que têm direito ao vale-gás nacional são aquelas que possuem um perfil ativo no Cadúnico. Mas não é só isso. Também é necessário estar dentro dos limites de renda exigidos.

No caso do vale-gás nacional é importante ter uma renda per capita de até meio salário mínimo. Considerando os números de 2022, então estamos falando de um limite de R$ 606. Pelo menos é isso o que se sabe.

Além desse grupo, em tese, as pessoas que estão dentro do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), também têm esse direito. Em todos os casos, no entanto, é preciso esperar pela seleção do Ministério da Cidadania.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.