Vale-Gás para os brasileiros ainda em 2021 recebe pressão

Os pagamentos devem chegar até para famílias em situação de vulnerabilidade social. Agora, o projeto deve chegar ao presidente Jair Bolsonaro para receber sanção.

O pagamento do Vale-Gás para os brasileiros ainda em 2021 recebe pressão para ser aprovado o quanto antes.  No decorrer da semana, a Câmara dos Deputados aprovou a criação do que será chamado o Auxílio Gás Social. Parece mesmo que o projeto irá sair do papel e chegar até a população. 

Os pagamentos devem chegar até para famílias em situação de vulnerabilidade social. Agora, o projeto deve chegar ao presidente Jair Bolsonaro para receber sanção. E já existe pressão para o chefe do executivo federal dar o aval o quanto antes. 

Acontece que de acordo com informações dos bastidores, os parlamentares do Centrão votaram em peso para aprovação dessa pauta. O grupo político é a base de sustentação de Bolsonaro no Congresso Nacional. Sendo assim, há toda uma expectativa para sanção do projeto o quanto antes.

O Auxílio Gás Social foi aprovado pela Câmara dos Deputados nesta semana. No entanto, ainda precisa passar pelo Senado Federal para, em seguida, chegar nas mãos do presidente Bolsonaro.

Além da pressão política, o presidente deve sofrer pressão popular pela sanção do projeto sem vetos. Há um lado mais cauteloso, como, por exemplo, os membros do Ministério da Economia que temem aprovação de muitos programas sociais, o que provocaria um colapso nas contas públicas em breve.

Em entrevista recente, o próprio Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que se Bolsonaro começar a gastar muito, isso acabaria sendo ruim para a campanha dele. De acordo com ele, as pessoas não iriam querer votar em um Governo que não controla as suas despesas públicas.

Sobre o projeto federal do Auxílio Gás Social

O texto do Auxílio Gás Social foi aprovado nesta semana na Câmara dos Deputados sem oferecer muitos detalhes. Não se sabe, por exemplo, quantas pessoas poderiam receber esse benefício, nem quando ele começaria a ser pago. A equipe do portal segue em busca de mais detalhes sobre o programa. Fique conosco!

A ideia inicial é entregar o benefício do Auxílio Gás Social 2021 nas mãos das pessoas que possuem cadastro ativo no Cadúnico. Isso, no entanto, poderia mudar. Sobre os valores, não há uma fixação. O patamar de pagamentos dependeria de uma série de fatores.

O projeto afirma que o Governo teria que fazer esses repasses para essas famílias em um intervalo máximo de 60 dias. Assim, cada beneficiário poderia receber o dinheiro a cada dois meses. Pelo menos essa é a ideia. O martelo deve ser batido em breve.

Petrobras e o Auxílio Gás Social

A Petrobras, no decorrer desta semana, falou sobre o benefício do auxílio gás social aos brasileiros. Segundo informações da direção da estatal, a empresa prevê realizar a doação de R$ 300 milhões para pagamentos de um novo programa social também sobre a questão do gás de cozinha.

Assim como o projeto da Câmara, também não dá para saber muito sobre esse benefício da Petrobras. Eles só adiantaram que os pagamentos do vale durariam algo em torno de 15 meses. É o que dizem as informações de bastidores.

Vale lembrar que o Auxílio Gás Social é um projeto independente deste projeto da Petrobras. Há quem diga dentro do Palácio do Planalto que Bolsonaro poderia escolher manter os dois ao mesmo tempo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.