62% dos restaurantes ainda não conseguiram recuperar seus lucros

Uma pesquisa recente realizada pela Associação Brasileira de Restaurantes, indicou que 62% das empresas desse segmento ainda não conseguiram recuperar as vendas desde que se iniciou o isolamento social por conta da pandemia de Covid-19. Apenas 13% revelou que já está obtendo os mesmos lucros que antes do início do período de lockdown.

Cerca de 55% dos bares e restaurantes estão atualmente com dívidas, sendo que 78% estão devendo aos bancos, 57% estão com impostos em atraso e outros 24% tem algum tipo de dívida com os fornecedores.

Cristiano Melles, que é Presidente da ANR, afirmou que a grande diferença para os restaurantes foi o delivery, que claramente está vendendo mais agora do que anteriormente. O que ainda dificulta uma arrecação maior nesse tipo de entrega são as altas taxas cobradas.

Em um momento de recessão, pessoas preferem comer em casa

Segundo o Professor de Economia da FGV, Alberto Ajzental, em um momento onde estamos em uma recessão econômica, as pessoas sabem que comer em restaurante é mais caro e por conta disso, estão optando por comer em suas casas, economizando acima de tudo.

Com o aumento da inflação e os juros altos, muitas famílias acabam perdendo o seu poder de compra, além da desvalorização do dólar. Também é esperado que a retomada gradual dos restaurantes e bares só deva começar a acontecer de fato a partir de dezembro.

Cerca de 40% dos restaurantes especializados em “buffet” já fecharam as portas

Também segundo a Associação Brasileira de Restaurantes, estima-se que 40% dos restaurantes do país que são especializados em buffet, um tipo de serviço onde se paga um preço X para que o cliente possa aproveitar da comida à vontade, já teriam fechado as portas devido à pandemia.

No Brasil, existiam cerca de 200 mil estabelecimentos desse tipo, sendo que a estimativa atual é que este número tenha caído para 120 mil. Nas regiões onde temos a maior concentração de escritórios, as medidas de restrição e a adaptação do trabalho para o regime home office, também resultaram em uma queda da demanda.

Esses restaurantes por kg ou self-service, tinham uma alta procura antes da pandemia, porém agora esse movimento já teria caído até 10%. Com a dificuldade de atender os clientes que preferiam o buffet livre, a solução para muitos empresários, sobretudo na Grande de São Paulo, é apostar no modelo la carte”.

Falta de entregadores também obriga os empresários a repensarem seus negócios

Com o fechamento de mais de 300 mil restaurantes e bares no país, a estimativa é que 1,3 milhões de empregos tenham sido perdidos, mesmo que em algumas regiões o setor até esteja se recuperando com o aumento da vacinação.

O setor de bares e restaurantes é um dos mais comuns com pequenos empreendedores no país, porém a maioria está endividada. Muitos desses estabelecimentos são pequenos negócios montados apenas por pessoas da família, o que dificulta a renegociação de dívidas e a quitação de pendências fiscais desses que também são na maioria microempreendedores. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.