VALE-GÁS: Caixa vai realizar pagamentos no mês de JULHO? Confira!

Mesmo em caso de aprovação da PEC dos Benefícios, Governo não deverá realizar repasses do vale-gás nacional em julho

Cidadãos que fazem parte da folha de pagamentos do vale-gás nacional não devem receber nenhuma parcela do benefício neste mês de julho. É o que indica o Ministério da Cidadania. A pasta, que é responsável pelos repasses do projeto, afirma que a próxima liberação do saldo está mesmo marcada para acontecer no mês de agosto.

O vale-gás nacional do Governo Federal é um programa de caráter bimestral, ou seja, os pagamentos são realizados sempre a cada dois meses. É dessa forma que o projeto realiza os repasses desde a sua primeira liberação, ainda em dezembro do ano passado. Logo depois, os depósitos aconteceram nos meses de fevereiro, abril e junho.

Pela lógica, o próximo mês de pagamento é agosto, e nem a PEC dos Benefícios poderá mudar a indicação. Nas últimas semanas, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), chegou a sinalizar que o programa poderia se tornar mensal no segundo semestre. No entanto, a ideia não foi tratada nesta PEC, e mesmo em caso de aprovação, as liberações bimestrais continuariam.

Especificamente sobre o vale-gás nacional, o texto do projeto prevê um aumento nos valores dos pagamentos. Hoje, dados do Ministério da Cidadania apontam que cada cidadão que faz parte do benefício recebe R$ 53, conforme dados do mês de junho. Em caso de aprovação da PEC, o saldo subiria para a casa dos R$ 120 a cada dois meses.

O número de usuários não sofrerá uma grande alteração. O texto da PEC não prevê mudanças nesse sentido. Dados do Ministério da Cidadania apontam que mais de 5 milhões de brasileiros estavam aptos ao recebimento do benefício em junho. O patamar seguirá basicamente o mesmo pelos próximos seis meses.

Auxílio retorna

O vale-gás nacional deve dar uma pausa neste mês de julho, mas o Auxílio Brasil já tem data para retornar. No próximo dia 18, os usuários que fazem parte do programa e que têm o Número de Inscrição Social (NIS) final 1 poderão receber o benefício.

O Ministério da Cidadania ainda não divulgou números oficiais, mas algo em torno de 18 milhões de brasileiros estarão aptos ao recebimento do benefício já a partir da próxima semana. Quem está na folha de pagamentos, não precisa se preocupar com inscrições.

Segundo a própria pasta, o processo de repasse é feito de forma automática. Para este mês de julho, não há nenhuma previsão de mudança na estrutura do programa. Em caso de aprovação da PEC, as alterações apenas teriam valor a partir do próximo mês de agosto.

Vale-gás

O vale-gás e o Auxílio Brasil são programas distintos, mas que possuem uma mesma estrutura de pagamentos. Segundo o Ministério da Cidadania, não há impedimento para que um mesmo usuário possa acumular os dois ganhos.

De fato, estima-se que todos os mais de 5 milhões de beneficiários do vale-gás nacional sejam também usuários do Auxílio Brasil. São cidadãos que acumulam os dois valores sempre a cada dois meses.

Assim como o Auxílio Brasil, também não há necessidade de inscrição direta para o vale-gás nacional. Com aprovação de PEC ou não, os indivíduos apenas precisam esperar pela seleção automática do Ministério da Cidadania.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.