Vale-Gás NACIONAL deve receber mais brasileiros nos próximos meses; veja como entrar

De acordo com o próprio Governo Federal, número de usuários do vale-gás nacional deverá crescer já a partir dos próximos meses

O Governo Federal começou oficialmente os pagamentos do seu vale-gás nacional ainda no último mês de novembro. De acordo com o Ministério da Cidadania, naquele primeiro momento o projeto em questão atendeu apenas as pessoas que moram em regiões atingidas pelas fortes chuvas na Bahia e em Minas Gerais.

Isso significa dizer que apenas uma minoria dos usuários já pegaram o dinheiro naquela ocasião. Ainda de acordo com a pasta, a grande parte dos beneficiários vai receber a quantia mesmo a partir do próximo dia 18 de janeiro de maneira retroativa. Mesmo assim, nós não estamos falando de muita gente.

O Governo Federal já anunciou que vai pagar o vale-gás nacional para algo em torno de 5,4 milhões de brasileiros. Parece muito, mas isso representa apenas uma pequena parcela de usuários que possuem de fato o direito. Para fazer uma comparação, o Auxílio Brasil atenderá 18 milhões.

E o número fica ainda mais claro quando se sabe que outros programas pagaram dinheiro para muito mais gente. O Auxílio Emergencial, por exemplo, chegou a cerca de 39 milhões em 2021. No ano de 2020, no início dos seus pagamentos, o projeto atendeu quase 70 milhões de pessoas.

O Governo Federal diz que reconhece que o número de usuários do vale-gás é pequeno. De qualquer forma, eles estão dizendo que irão conseguir aumentar essa quantidade de beneficiários com o passar dos meses. A promessa é começar a fazer isso ainda neste ano de 2022. É o que se sabe.

Qual é a promessa?

A promessa do Governo Federal é manter o número de usuários do vale-gás nacional em uma espécie de crescente pelos próximos meses. Pelo que se sabe, todos os meses eles querem adicionar mais gente.

O objetivo final é fazer com que o número de usuários do vale-gás nacional acabe se igualando com a quantidade do Auxílio Brasil. Então todo mundo que receber um, vai receber o outro também. Mas isso só deve acontecer em setembro de 2023.

Quem tem direito ao vale-gás?

De acordo com as regras do projeto em questão, terão direito ao vale-gás nacional as pessoas que estão dentro do Cadúnico. Além disso, é preciso obedecer a um limite de meio salário mínimo de renda per capita.

O projeto diz ainda que usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também deverão receber esse montante. Esse é um programa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que atende idosos e pessoas com algum grau de deficiência física e/ou intelectual.

Quem vai começar recebendo?

Ter direito de receber o vale-gás nacional não significa dizer que vai dar para receber o dinheiro de fato. Pelo menos para este início de pagamentos, o Governo estipulou recortes para decidir quem é que vai poder pegar a quantia.

Pelo que se sabe até aqui, terão prioridade as pessoas que já recebem o Auxílio Brasil, que possuem as rendas per capita mais baixas e que possuem as famílias mais numerosas. Esses são portanto os pontos de preferência do projeto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.