Auxílio Brasil: Confira os benefícios básicos do programa

O Auxílio Brasil é o novo programa social do governo federal, lançado no ano de 2021. O programa de transferência direta de renda trata-se de uma reformulação do Bolsa Família criado durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O Programa Auxílio Brasil conta com três benefícios básicos, sendo eles: Benefício Primeira Infância, Benefício Composição Família e Benefício de Superação da Extrema Pobreza. Desse modo, o valor do auxílio varia de acordo com a situação econômica das famílias beneficiárias.

Entenda os benefícios básicos do programa

Como já citado anteriormente, o Auxílio Brasil é formado por três benefícios básicos. O Beneficio Primeira Infância é destinado a famílias que possuam em seu núcleo familiar crianças entre 0 e 36 meses incompletos.

O Benefício Composição Familiar é pago a famílias que possuam em sua composição familiar gestantes ou pessoas com idade entre três a 21 anos incompletos. Esse benefício, assim como o da primeira infância, é pago por integrante da família que se enquadre nos requisitos. Já o benefício de Superação da Extrema pobreza é destinado a famílias cuja renda mensal per capita, após o acréscimo dos benefícios citados anteriormente seja igual ou inferior ao valor da linha da extrema pobreza.

O Auxílio Brasil ainda pode oferecer outros benefícios adicionais às famílias beneficiárias, sendo eles:

  • Auxílio Esporte Escolar: Poderá ser concedido a estudantes com idade entre 12 anos completos e 17 anos incompletos, integrantes de famílias beneficiárias do programa, que se destacarem em competições oficiais do sistema de jogos escolares brasileiros. De acordo com a Caixa, nesse caso o benefício será pago em doze parcelas mensais e mais uma parcela única.
  • Bolsa de Iniciação Científica Júnior: A bolsa será concedida aos estudantes de famílias que fazem parte do Auxílio Brasil que se destacarem em competições acadêmicas e científicas, vinculadas a temas de educação básica. Essa bolsa também será paga em doze parcelas mensais ao estudante e mais uma parcela única à família.
  • Auxílio Inclusão Produtiva Rural: Esse auxílio busca incentivar a produção, doação e consumo de alimentos saudáveis pelos agricultores familiares, beneficiários do Auxílio Brasil.
  • Auxílio Inclusão Produtiva Urbana: Segundo a Caixa, o esse auxílio será concedido aos beneficiários do Programa Auxílio Brasil que comprovarem vínculo de emprego formal.

Confira o calendário de pagamento do Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil segue o calendário de pagamento do extinto Bolsa Família, pagando os beneficiários nos últimos dez dias úteis de cada mês. Além disso, o pagamento dos recursos é feito de acordo com o número NIS de cada cidadão. Veja o calendário de pagamento do mês de janeiro:

NIS final:Data de pagamento:
118/01
219/01
320/01
421/01
522/01
625/01
726/01
827/01
928/01
029/01

 

Os beneficiários do programa podem consultar as parcelas por meio do App Auxílio Brasil, Caixa Tem ou ligando para o Atendimento CAIXA Auxílio Brasil pelo telefone 111, em seguida, basta digitar o número do CPF ou NIS. Além disso, é possível utilizar os recursos por meio da Poupança Social Digital, Poupança CAIXA Fácil ou sacar os recursos com o cartão do programa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.