Vale-gás: mulheres têm preferência no recebimento, diz Governo

Assim como acontece com o Auxílio Brasil, as mulheres também têm prioridade no recebimento do vale-gás nacional

O Governo Federal começou nesta semana os pagamentos do seu vale-gás nacional deste ano de 2021. De acordo com o Ministério da Cidadania, algo em torno de 5,4 milhões de pessoas estão recebendo o dinheiro deste benefício durante esta semana. São cidadãos que estão recebendo R$ 52 cada um.

Ainda de acordo com o próprio Ministério da Cidadania, as mulheres possuem preferência no recebimento desse benefício. Isso quer dizer, portanto, que o Governo vai levar em consideração o gênero do usuário para decidir se ele vai poder receber o dinheiro do projeto ou se vai ter que esperar mais um pouco.

Isso não quer dizer que todos os usuários do vale-gás nacional são mulheres, ou que o Governo está descartando todos os homens. Não é isso. Pessoas do sexo masculino terão direito ao vale-gás também. A questão aqui é que na hora de decidir entre dois usuários, o Planalto vai pender mais para os indivíduos do sexo feminino.

De acordo com o Ministério da Cidadania, essa é uma lógica que já existia no antigo Bolsa Família e que vai seguir existindo agora no Auxílio Brasil. As mulheres seguirão tendo preferência de entrada no programa em questão. E não vai ser diferente nos pagamentos do vale-gás nacional.

Apesar desta informação, o Governo Federal não divulgou números sobre essa diferença de gênero. Isto é, não dá para saber quantos usuários do vale-gás nacional são mulheres e quantos são homens. O que se sabe mesmo é que o benefício em questão está atendendo cerca de 5,4 milhões de pessoas.

Previsão inicial era de 24 milhões

É importante lembrar que a previsão inicial do vale-gás nacional era fazer os pagamentos do programa para cerca de 24 milhões de pessoas. Esse é o número de usuários que, em tese, possuem o direito de receber o benefício.

Neste cenário, não faria diferença se você fosse um homem ou uma mulher. Se você atendesse a todos os requisitos do programa passaria a receber o dinheiro do vale-gás nacional sem maiores problemas.

“Orçamento curto”

Mas o Governo Federal alega que o dinheiro está curto neste momento. Em termos mais governamentais, não existiria mais espaço no orçamento para atender todas as pessoas que possuem o direito de receber o benefício em questão.

É justamente por isso que eles decidiram fazer uma espécie de delimitação nesses pagamentos. Assim, eles acabam dando preferência apenas para alguns grupos sociais em detrimento de outros.

Essa for a forma que o Governo Federal encontrou para fazer o programa social caber dentro do seu orçamento. Isso pode mudar? Pode. Mas esse é o retrato oficial que temos neste momento.

Calendário do vale-gás nacional

De acordo com o Ministério da Cidadania, o calendário do vale-gás nacional vai seguir as mesmas datas dos repasses do Auxílio Brasil. Então basta seguir aquelas datas que vai funcionar do mesmo jeito.

Nesta quinta-feira (20), por exemplo, o Governo Federal está liberando dinheiro tanto para os usuários Auxilio Brasil como também para os que recebem o vale-gás nacional que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 3.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.