Entrevista de emprego: dicas para que o candidato direcione a sua postura

Confira algumas dicas relevantes para o candidato se direcionar de forma assertiva durante a entrevista de emprego. Saiba mais!

Uma entrevista de emprego pode deixar o candidato nervoso e ansioso; o que faz com que adote um comportamento autossabotador durante o processo seletivo. Entretanto, há alguns pontos de atenção que podem auxiliar o candidato para que direcione a sua postura, considerando os diversos fatores inerentes ao mercado de trabalho na era digital.

Entrevista de emprego: dicas para que o candidato direcione a sua postura

 É muito importante que o candidato tenha clareza sobre seus objetivos profissionais, considerando a sua própria trajetória. Por isso, o conhecimento aprofundado do seu currículo pode ser um diferencial competitivo no mercado de trabalho atual. 

Fale sobre os seus pontos positivos por meio de situações concretas 

Sendo assim, considere levar para a entrevista de emprego situações concretas que falem sobre os seus pontos positivos profissionais, como proatividade; comprometimento com metas; senso de urgência e facilidade para trabalhar em equipe. Além disso, a gestão de pessoas e a criatividade também são fatores importantes para você se destacar profissionalmente, dentre outros pontos referentes à sua particularidade e personalidade.

Apresente soluções para os seus pontos fracos

Também é importante que você tenha clareza sobre os seus pontos negativos, de modo que você possa apresentar soluções para os seus pontos fracos. Por exemplo, você pode se colocar como uma pessoa que possui dificuldades para falar em público, porém, irá realizar um curso de teatro. Visto que possui consciência da necessidade de ampliar a sua comunicação. 

Direcione o seu comportamento durante o processo

Além disso, fatores tangíveis também são relevantes durante a entrevista de emprego. Por isso, é importante que o candidato direcione o seu comportamento. Sendo assim, evite cruzar os braços; mantenha contato visual com a pessoa que estiver lhe entrevistando; fale de maneira controlada; não gesticule em excesso; responda de maneira assertiva; dentre outros fatores. 

Conheça a cultura da empresa 

O conhecimento sobre a cultura empresarial pode ser de grande valia para o candidato. Visto que através desse pequeno estudo você pode direcionar a sua postura se vestindo de acordo com a cultura da empresa e analisando a viabilidade da vaga.

Uma cultura startup é completamente diferente de uma empresa tradicional

Visto que uma cultura startup é completamente diferente de uma empresa tradicional. Por isso, essa análise também é uma oportunidade para que o candidato verifique o perfil da empresa para com seus objetivos profissionais; uma vez que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos no processo de recrutamento e seleção.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.