VALE GÁS 2021 começa a ser distribuído; veja como receber

Uma ótima notícia para 2021. Os tíquetes do Vale Gás Social, benefício liberado em meio à pandemia do novo coronavírus, tem o objetivo de apoiar as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social por conta do isolamento social causado pela Covid-19. A liberação já ocorre em diversos municípios, que já estão distribuindo os tíquetes à população.

Eu já tinha cozinhado a lenha para fazer o meu café, esquentar o meu leite. Fiquei muito agradecida, chegou numa boa hora. Porque nessa pandemia nós estamos passando dificuldade na vida. Graças a Deus, hoje chegou o momento de receber esse presente”, comemora Antônia Emiliana de Brito, de 68 anos, que esteve na fila para receber o benefício no Ceará, local em que o valor está sendo distribuído. A ação ocorre por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

O auxílio do VALE GÁS 2021 deve contemplar mais de 255 mil famílias de baixa renda, que sejam beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará; inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) e atendidas pelo Programa Bolsa Família, com renda individual igual ou inferior a R$ 89,34, além dos jovens inseridos no Programa Superação.

Distribuição do VALE GÁS

O Governo do Ceará(pioneiro na iniciativa) entregou no dia 7 de abril, o primeiro lote do Vale Gás Social, com cerca de 130.314 tíquetes. A entrega dos tíquetes já ocorreu em 184 municípios cearenses e é coordenada pela SPS. Já a distribuição às famílias é de responsabilidade das prefeituras.

Leia Também: Últimas Notícias sobre Auxílio Emergencial

“Realizamos a entrega do primeiro lote às prefeituras e o retorno tem sido muito positivo. Municípios, a exemplo do ano passado, estão se esforçando em fazer esse benefício chegar o mais rápido possível aos beneficiários. Temos casos de cidades em que todos os tíquetes do primeiro lote já foram distribuídos. Isso mostra o comprometimento das gestões municipais com a situação da população mais vulnerável”, informou a titular da SPS, Socorro França.

O segundo lote, conforme prevê a secretária que está cuidando de todo o trâmite deverá sair já no mês de maio.

Segundo a secretária do Trabalho e Assistência Social, Carla Ibiapina, a distribuição dos tíquetes no município está sendo feita por meio dos CRAS para facilitar o acesso aos beneficiários. E para quem mora em localidades de difícil acessibilidade e deslocamento, a entrega será feita em casa. “Receber o Vale Gás nesse momento ajuda muito no orçamento familiar. É de extrema importância essa ajuda e suporte que o Governo do Estado oferta às pessoas. Essa atenção faz com que as pessoas sintam-se acolhidas e bem cuidadas”, garante Carla.

Maria José André, de 48 anos, moradora da localidade do Camará, conhece o alívio que o auxílio traz para o orçamento familiar. Ela já tinha sido contemplada com o Vale Gás Social em 2020. “Não tenho palavras para lhe dizer. Isso ajuda até demais. O gás está muito caro. Às vezes a gente tem que optar pelo comer ou pelo gás”, lembra.

Em Uruoca, os 319 tíquetes entregues à prefeitura já foram todos distribuídos.

“Recebemos os tíquetes do Vale Gás, na quinta-feira. No dia seguinte e no sábado, realizamos a distribuição nos distritos mais distantes. No domingo, entregamos os tíquetes às famílias carentes da sede do Município”, explica o secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho, Empreendedorismo e Renda, de Uruoca, Laércio Gomes. E acrescenta: “O apoio e a expertise dos técnicos da Secretaria foram muito importantes para fazer as entregas com maior rapidez”.

VALE GÁS 2021

Anunciado desde o ano passado, o Vale Gás Social é mais uma importante medida adotada pelo Governo do Ceará com o objetivo de minimizar os impactos sociais e econômicos causados pela crise sanitária da Covid-19. Por meio da parceria com a empresa Nacional Gás, que vende os botijões a preço de custo para o Estado, 245.966 famílias de baixa renda foram beneficiadas no ano passado.

Em 2021, diante do agravamento da segunda onda da Covid-19, o governador Camilo Santana garantiu novamente a distribuição para apoiar e dar dignidade à população cearense mais vulnerável socialmente.

Veja também: Como se cadastrar no Programa Bolsa Família em 2021

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.