História do Brasil: A França Equinocial

França Equinocial: você sabe o que foi esse episódio?

A França Equinocial foi um episódio da história brasileira durante o período em que o Brasil foi uma colônia de Portugal.

O assunto pode aparecer na prova do ENEM e também nos mais variados vestibulares, com um destaque para aqueles do Maranhão, devido à motivos geográficos.

França Equinocial: Definição

O termo França Equinocial se refere à segunda tentativa dos franceses de se fixarem no Brasil ou, mais especificamente, na região onde hoje se encontra o estado do Maranhão.

Esse episódio se iniciou no ano de 1612 e terminou no ano de 1615. No período, foi fundado o forte de São Luís, em homenagem ao rei Luís XIII, o qual originou a cidade de São Luís, capital do Maranhão.

França Equinocial: Contexto Histórico

A chegada dos portugueses no Novo Mundo, durante o século XV, ocasionou embates entre diversos países. Isso porque, as demais monarquias europeias também exigiam uma participação na exploração das terras do continente americano.

Assim, durante os séculos XVI e XVII, os portugueses foram obrigados a defender o território recém-conquistado contra diversas invasões, entre elas, a francesa.

França Equinocial: Origem do nome

O nome França Equinocial se deve ao fato do território conquistado ficar próximo da linha do Equador e, na época, essa linha era chamada de linha Equinocial.

França Equinocial: Caraterísticas

No século XVI, a França passava por uma série de conflitos entre protestantes e católicos, parte das chamadas Guerras Religiosas. Dessa forma os protestantes perseguidos pela Igreja Católica viam a América portuguesa como um local onde poderiam se refugiar e praticar as suas crenças. Além disso, havia o desejo, por parte da monarquia francesa,  de também conquistar territórios no Novo Mundo, os quais, até o presente momento, estavam sendo explorados somente por portugueses e espanhóis.

A primeira tentativa de estabelecimento francês no Brasil se iniciou no ano de 1555. O episódio ficou conhecido como França Antártica, uma vez que os navegadores se estabeleceram no Rio de Janeiro. Essa tentativa de criar uma colônia francesa no Brasil terminou no ano de 1567, quando, durante o governo de Mem de Sá, os portugueses expulsaram os franceses.

Porém, no ano de 1612, os franceses resolveram voltar, com o objetivo de invadir uma região diferente da colônia portuguesa no Brasil. Assim, uma expedição foi organizada e liderada por Daniel de La Touche para se estabelecer no Nordeste brasileiro. É válido afirmar que os franceses contaram com o apoio dos índios Tupinambás, uma vez que esses pretendiam se revoltar contra os portugueses que os estavam escravizar. Assim, no mesmo ano, foi fundada a França Equinocial.

Porém, logo os índios perceberam que os franceses também tinham o objetivo de escravizá-los e de explorar as suas terras. Além disso, os novos colonizadores desrespeitavam as crenças e os costumes indígenas, o que provocou uma série de embates entre os grupos.

França Equinocial: Expulsão

No ano de 1615, uma expedição luso-espanhola, idealizada a partir de um acordo entre Portugal e Espanha, chegou na cidade de São Luís. Assim, os enviados expulsaram os franceses e tomaram o forte de São Luís. Após a reconquista, fundaram o Forte do Presépio, que originaria, posteriormente, a cidade de Belém, atual capital do Pará.

Na sequência, os portugueses fundaram o Estado do Maranhão e  iniciaram a administração e a povoação da região, com o objetivo de evitar novos ataques.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.