VAI TER QUE CUMPRIR sim ou sim! Nova lei do Insulfilm chega como uma grande bomba para os motoristas

O motorista deve andar regularizado para não ser parado na blitz

Os condutores precisam estar atentos às alterações na regulamentação do Insulfilm. A vigência da Resolução 989/2022 do Conselho Nacional de Trânsito modificou a Resolução 960/2022 no início deste ano. Conforme o Contran, a principal modificação na legislação refere-se à transparência mínima exigida para o para-brisa.

Anteriormente, a lei do Insulfilm exigia uma transparência mínima de 75% para o para-brisa, mas agora é de apenas 70%. Entretanto, a legislação não sofreu alterações quanto aos vidros laterais e traseiros, permanecendo em 28% o valor exigido. Devido a essas mudanças, os motoristas devem permanecer vigilantes, uma vez que podem ser abordados em uma fiscalização de trânsito.

Fiscalização quanto ao uso do Insulfilm

O Capitão Vaz de Lima, responsável pelo Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar de São Paulo, compartilhou detalhes sobre o processo de fiscalização dos veículos. “Se não houver a chancela indicando a transparência, o automóvel é considerado em situação irregular“, afirmou o Capitão.

Isso ocorre porque a lei estabelece que a fiscalização deve ser realizada com o veículo parado. Isso porque há diferença entre películas refletivas ou opacas aplicadas nos vidros dianteiros.

A legislação faz uma importante determinação. “A identificação do instalador e o índice de transmitância luminosa presentes em cada conjunto de vidro-película, nas áreas essenciais para a condução, devem ser gravados na película através de uma chancela“.

Qual a consequência se o condutor estiver fora da lei?

Aqueles que infringirem a legislação estão sujeitos a uma penalidade financeira no valor de R$ 195,23. Além disso, terá o acúmulo de cinco pontos em sua carteira de habilitação. Se ocorrer a violação da lei, o condutor é obrigado a remover o Insulfilm imediatamente no local. Entretanto, se não for possível fazê-lo, o veículo pode ser retido.

Além disso, os veículos blindados estão isentos das restrições da legislação sobre o Insulfilm. O mesmo ocorre com os veículos utilizados para fins agrícolas e que circulam fora das vias públicas.

VAI TER QUE CUMPRIR sim ou sim! Nova lei do Insulfilm chega como uma grande bomba para os motoristas
O motorista deve andar regularizado para não ser parado na blitz – Imagem: Canva

Por que as pessoas colocam Insulfilm no carro?

As pessoas colocam Insulfilm no carro por diversas razões, incluindo:

  • Conforto – Ajuda a manter o interior do carro mais fresco, proporcionando um ambiente mais confortável para os passageiros;
  • Proteção – Ajuda a proteger os componentes internos do carro contra os raios UV, que podem causar desbotamento e desgaste prematuro;
  • Privacidade – Escurece os vidros do carro, proporcionando mais privacidade para os passageiros;
  • Estética – Algumas pessoas colocam Insulfilm para melhorar a aparência do carro;
  • Segurança – Algumas pessoas acreditam que o escuro pode ajudar a prevenir roubos, pois dificulta a visualização do interior do carro.

No entanto, é importante lembrar que a legislação brasileira estabelece limites para a transparência nos vidros do carro, a fim de garantir a segurança no trânsito.

É possível remover o Insulfilm do carro sem danificar o vidro?

Sim, é possível remover o Insulfilm do carro sem danificar o vidro. Existem alguns métodos recomendados para a remoção da película, como:

  • Utilizar ar quente com um secador de cabelo;
  • Usar pistola de calor para amolecer a cola;
  • Puxar a película delicadamente pelos cantos do vidro.

Outra opção é utilizar um produto específico para remoção de adesivos, que pode ser encontrado em lojas especializadas. É importante ter cuidado ao remover o Insulfilm para não danificar o vidro ou o desembaçador traseiro, caso o carro possua.

Quais são os materiais necessários para remover a película do carro?

Para remover, são necessários alguns materiais, como:

  • Raspador de vidro ou lâmina de barbear – Para ajudar a remover a película;
  • Rodo pequeno – Para ajudar a remover a película;
  • Borrifador – Para umedecer o vidro;
  • Detergente neutro – Para limpar o vidro após a remoção da película;
  • Estilete – Para ajudar a remover a película;
  • Luvas de borracha – Para proteger as mãos durante a remoção da película com produtos químicos;
  • Limpador de vidro à base de solvente – Para remover a cola da película.

É importante ter cuidado ao remover o Insulfilm para não danificar o vidro ou o desembaçador traseiro, caso o carro possua.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.