Universidade de Roraima cria Auxílio Emergencial para estudantes

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) anunciou nesta quarta-feira (28) que vai criar um Auxílio Emergencial para seus estudantes que estejam em situação de vulnerabilidade. A instituição vai abrir uma espécie de inscrição para que os interessados possam apresentar seus formulários.

De acordo com as informações da própria UFRR, o auxílio em questão vai ter valor de R$ 350. Eles anunciaram ainda que irão pagar esse auxílio por um período de três meses. Esse prazo pode ser seguido ou alternado, contanto que se completem os três meses.

Além disso, eles deixaram claro que podem acabar prorrogando o benefício. No entanto, isso vai depender da evolução da pandemia no estado. Em caso de piora, ou pelo menos de não melhora, então os gestores irão renovar o programa por mais três meses.

A Universidade disse que vai abrir um processo de inscrição para os alunos que querem participar do programa. Isso tudo vai começar no próximo dia 3 de maio e deve durar até o dia 21 de maio. Os pagamentos deverão começar logo depois da seleção, mas ainda não há uma data para isso.

Ao todo, a expectativa é atender cerca de 400 alunos em situação de pobreza ou extrema pobreza. Em nota, a UFRR disse que o objetivo desse projeto é dar mais igualdade para os seus alunos para evitar uma defasagem na questão do desempenho universitário dessas pessoas.

Auxílio de universidades

Nas redes sociais, muita gente acabou afirmando que gostou da ideia e pediu para que outras universidades replicassem o modelo em outros estados. O fato é que poucas instituições de ensino criaram esses auxílios desde o início da pandemia. O que existe, no máximo, são as bolsas de estudo.

Os estudantes afirmam que esse auxílio pode acabar ajudando muitos estudantes no país inteiro. É que mesmo nos casos dos alunos que estão estudando à distância, a falta de dinheiro pode acabar prejudicando muito na aprendizagem dessas pessoas.

Em muitos casos, por exemplo, o aluno não tem nem uma conexão forte com a internet, e aí o conteúdo das aulas fica prejudicado. Em uma projeção para o futuro, as possíveis desistências desses estudantes acaba formando profissionais menos qualificados daqui a alguns anos no país.

Pandemia

Nas últimas semanas, o Brasil começou a registrar um série de pagamentos de auxílios para pessoas em situação de vulnerabilidade. O mais importante desses auxílios é o do Governo Federal. Os pagamentos, aliás, começaram desde o último dia 6 de abril.

No entanto, vários outros auxílios estão em vigor neste momento. Pelo menos 17 estados e o Distrito Federal estão pagando, ou pelo menos estão em fase de aprovação de projetos como estes. Os programas possuem diferenças entre si, mas a lógica é a mesma.

Há um grande debate sobre a necessidade desses auxílios no Brasil. Parte das pessoas afirma que o ideal mesmo seria oferecer empregos para essas pessoas, e não dinheiro. Por outro lado, muita gente acredita que receber esse valor agora é simplesmente uma questão de sobrevivência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.