Unimontes encerra inscrições do Vestibular EaD

O período de inscrição para o Vestibular da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) para os cursos de licenciatura ofertados na modalidade de Educação a Distância (EaD) chega ao fim nesta terça-feira, dia 13 de junho.

O processo seletivo visa o ingresso no 2º semestre letivo deste ano. As oportunidades são ofertadas através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). De acordo com o edital, podem participar desse vestibular:

  • Categoria I – professores da rede básica sem formação adequada, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira);
  • Categoria II – pessoas interessadas que tenham concluído o Ensino Médio completo ou equivalente.

Vestibular EAD Unimontes: Inscrições

Conforme as orientações do edital, os interessados em participar do Vestibular EAD através do Sistema Universal têm até as 23h59 de hoje para se inscrever. As inscrições para o Sistema com Reserva de Vagas foram encerradas em 2 de junho.

Os interessados devem se inscrever de forma virtual. Portanto, para se inscrever, o candidato deve acessar o site da Unimontes e realizar o preenchimento de formulário eletrônico de inscrição. Além disso, o candidato deverá enviar os documentos digitalizados, em formato PDF, pelo sistema de Processos Seletivos CEAD/Unimontes.

No momento da inscrição, os candidatos deverão informar todos os dados pessoais, escolares e de contato solicitados e escolher a opção de curso desejada.

Processo de seleção

De acordo com o edital, a classificação dos candidatos será feita a partir do desempenho por eles obtido durante o Ensino Médio. A Unimontes realizará a avaliação curricular do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Portanto, o envio do histórico com o registro das notas é obrigatório.

A divulgação do resultado contará com duas listas e será por curso e município ou polo. A primeira será referente à categoria I, professor sem formação adequada. Já a segunda lista é referente aos candidatos da categoria II, ensino médio ou equivalente.

Campus da Universidade Estadual de Montes Claros. Imagem: Christiano Jilvan
Campus da Universidade Estadual de Montes Claros. Imagem: Christiano Jilvan

 

De acordo com o cronograma, a publicação do resultado está prevista para o dia 14 de julho de 2023 e será por meio do site da Unimontes.

Oferta de vagas

De acordo com o indicado no edital, os cursos ofertados são financiados pelo Ministério da Educação (MEC), através de sua Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e executados e administrados pela Unimontes.

A universidade está ofertando mais de mil vagas para o ingresso de novos alunos ainda no 2º semestre letivo deste ano. Ainda conforme o edital, a distribuição das vagas será da seguinte forma:

  • 264 vagas para Educação Física;
  • 264 vagas para Letras Inglês;
  • 264 vagas para Letras Português;
  • 264 vagas para Pedagogia.

As vagas estão distribuídas entre os polos de apoio presencial dos municípios de Araxá, Barão de Cocais, Bicas, Campos Gerais, Confins, Corinto, Conselheiro Lafaiete, Divinolândia de Minas, Itamarandiba, Itamonte, Nanuque, Pedra Azul, Pompeu, Rio Pardo de Minas, Santa Rita de Caldas, Sete Lagoas, São Sebastião do Paraíso, Turmalina, Urucuia e Várzea da Palma.

Veja a seguir a disponibilidade de vagas de cada um dos cursos ofertados por Municípios/ Polos nesse certame:

  • Licenciatura em Educação Física: polos de Araxá, Itamarandiba, Santa Rita de Caldas, São Sebastião do Paraíso e Turmalina;
  • Licenciatura em Letras Inglês: polos de Barão de Cocais, Conselheiro Lafaiete, Divinolândia de Minas, Rio Pardo de Minas e Urucuia.
  • Licenciatura em Letras Português: polos de Nanuque, Pedra Azul, Pompéu, Sete Lagoas e Várzea da Palma;
  • Licenciatura em Pedagogia: polos de Barão de Cocais, Bicas, Campos Gerais, Confins e Itamonte.

Confira o edital do Vestibular EAD na íntegra através do site da Unimontes.

Leia também UFU abre nesta segunda-feira (12) o período de inscrição para o Processo Seletivo Especial via notas do Enem; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.