UFU abre inscrições para Processo Seletivo Especial via notas do Enem

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais, abre nesta segunda-feira, dia 12 de junho, às 11h, o período de inscrição para o Processo Seletivo Especial para ingresso nos cursos presenciais de graduação da UFU. Essa seleção via o preenchimento das vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2023.

De acordo com o cronograma, o período de inscrição segue aberto até as 11h do dia 27 de junho de 2023. Conforme o cronograma, os inscrições são gratuitas e devem ser feitas de forma virtual. 

Portanto, para se inscrever, os candidatos deverão acessar o e realizar o preenchimento de formulário eletrônico de inscrição, não sendo necessário o pagamento de taxas. O requerimento de inscrição solicita as informações pessoais e de contato do estudante e também alguns dados escolares, além da opção de curso de graduação desejada. 

UFU abre inscrições para Processo Seletivo Especial via notas do Enem
UFU abre inscrições para Processo Seletivo Especial via notas do Enem. Imagem: Marco Cavalcanti

A seleção usará as notas do Enem

Ainda conforme o edital, a classificação dos inscritos será feita a partir do desempenho obtido pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, somente os estudantes que tenham o Ensino Médio completo e que tenham feito uma das edições do Enem aceitas para fins de classificação poderão se inscrever. 

A UFU aceitará as notas das três últimas edições do Enem, ou seja, as notas dos anos de 2020, 2021 ou 2022. No momento da inscrição, o estudante deverá indicar qual edição deseja usar e através de que modalidade deseja concorrer às vagas, se em ampla concorrência ou através do sistema de cotas. 

A universidade vai considerar as notas obtidas na prova de redação e nas quatro provas objetivas do Enem: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Oferta de vagas

Ainda de acordo com o edital, a oferta total da UFU é de 725 (setecentas e vinte e cinco) vagas. Há vagas para diversos cursos de graduação nos campi de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.

Conforme o quadro de vagas da UFU, os cursos ofertados nessa seleção são os seguintes: Administração; Agronomia; Biotecnologia; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Ciências Sociais; Dança; Engenharia Ambiental e Sanitária Engenharia Biomédica; Engenharia Civil; Engenharia de Agrimensura e Cartográfica; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Estatística; Filosofia; Física; Fisioterapia; Física Médica; Física de Materiais; Geologia; Gestão da Informação; História; Letras Espanhol; Letras Inglês; Letras Língua Portuguesa; Matemática; Medicina Veterinária; Pedagogia; Psicologia; Química Industrial; Serviço Social; Relações Internacionais; Sistemas de Informação; Teatro; e Zootecnia.

As oportunidades estão distribuídas entre as seguintes unidades da UFU: Campus Pontal, Campus Santa Mônica, Campus Glória, Campus Monte Carmelo, Campus Patos de Minas, Campus Umuarama.

A UFU reserva parte das vagas para estudantes que cursaram todo Ensino Médio em escolas da rede pública, de acordo com a Lei de Cotas. Desse modo, há percentual de vagas exclusivo para pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência (PcD). Haverá também seleção por recorte de renda.

Resultados

De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado do Processo Seletivo Especial, com a lista de aprovados em 1ª chamada, está prevista para o dia 7 de julho de 2023. A universidade deve divulgar as orientações e o calendário de matrículas na mesma data. 

As vagas são para ingresso no primeiro semestre letivo de 2023. O início das atividades do semestre letivo 2023/1 está marcado para o dia 17 de julho de 2023, conforme prevê o Calendário Acadêmico da UFU

Para mais informações, acesse o edital do PS Especial na íntegra.

Leia também UEPG divulga cronograma do Vestibular 2023, ingresso 2024; confira aqui o período de inscrição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.