Unicamp retoma aulas presenciais em todos os campi após dois anos

Após dois anos de suspensão das atividades presenciais, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) retoma as aulas presenciais em todos os seus campi nesta segunda-feira, dia 14 de março. A Unicamp foi a primeira universidade brasileira a suspender as aulas devido à pandemia da Covid-19.

Desde o ano passado, a Unicamp vem planejando a retomada das atividades de ensino em suas unidades. Inicialmente, a retomada das aulas estava prevista para o dia 3 de março, mas a instituição adiou para essa segunda (14) com o objetivo de garantir a segurança no retorno da comunidade acadêmica.

De acordo com a Unicamp, o uso de máscara será obrigatório em todos os espaços da universidade. Mesmo após a publicação de decreto assinado pelo governador de São Paulo, Joao Doria, que desobriga o uso de máscara em locais abertos, a Unicamp manteve a obrigatoriedade.

De acordo com o planejamento da universidade, será garantida a distribuição de álcool em gel e máscaras dos tipos N94 ou PFF2 para todos os integrantes da comunidade acadêmica. 

O protocolo prevê ainda que os alunos deverão respeitar o distanciamento físico. Além disso, a Unicamp vai exigir o passaporte de vacinação contra a Covid-19. Tanto os funcionários quanto os alunos deverão comprovar que estão com o ciclo vacinal completo. 

Conforme divulgado pela Unicamp, houve a destinação de R$ 25 milhões para o processo de retomada das aula presenciais. A universidade aplicou os recursos na reestruturação dos restaurantes, na adaptação de espaços de ensino e convivência, e em serviços de higienização, entre outros.

Programação para calouros

A Unicamp preparou também uma programa especial para a recepção dos calouros nesta primeira semana de aulas do ano letivo. Desse modo, a partir das 9h desta segunda (14), os novos alunos poderão acompanhar um evento de recepção. 

A programação conta com mesas e apresentações sobre os espaços da Unicamp, além de atividades culturais como uma partida de futebol com profissionais de saúde do Hospital de Clínicas da Unicamp, alunos e funcionários que tiveram Covid-19.

Veja a programação completa no site da Unicamp.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também MEC libera locais de prova da 2ª edição do Prêmio Capes Talento Universitário 2022; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.