Unicamp 2022: 1ª fase registra o menor índice de abstenção em oito anos

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizou no último domingo, dia 7 de novembro, a aplicação das provas da 1ª fase do Vestibular 2022. Ao todo, a universidade esperava 63.298 mil candidatos para a realização das provas. De acordo com a Comvest, comissão organizadora, apenas 7,7 % dos inscritos faltaram.

Esse é o menor número de abstenção registrado nos vestibulares da Unicamp nos últimos oito anos. De acordo com José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest, o número baixo de ausências se deu pela adequação do concurso para a realidade dos estudantes.

“A redução na quantidade de inscritos como tivemos esse ano significa que, aquele que de fato se inscreveu, queria participar. Tem a ver com a percepção de que a Comvest está realizando uma prova adequada à realidade escolar no contexto pandêmico. Além disso, estimulamos muitos estudantes com o acréscimo de uma hora no tempo de prova”, explica o diretor.

A prova aplicada pela Unicamp neste domingo (7) contou com 72 questões objetivas de múltipla escolha. Conforme estabelecido no edital, foram 12 questões de português e literatura, 12 de matemática, 8 de história, 8 de geografia, 8 de física, 8 de química, 8 de biologia e 8 de inglês. 

A Comvest manteve a tradição de explorar temas contemporâneos que interessam o debate social, a partir de diferentes disciplinas. “Este ano mais do que em qualquer outro valorizamos a habilidade de contextualização e de leitura”, afirmou o diretor da comissão.

Provas da 2ª fase

A aplicação das provas da 2ª fase está prevista para os dias 9 e 10 de janeiro de 2022. Os candidatos responderão a uma prova de redação e a uma prova com questões discursivas de diversos assuntos.

A Unicamp deve convocar os aprovados em 1ª chamada no dia 14 de fevereiro, enquanto o período de matrícula será nos dias 15, 16 e 17 seguintes.

Confira mais detalhes no site da Comvest.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Fuvest libera a lista de obras obrigatórias para vestibulares de 2023 a 2026.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.