Último lote de Imposto de Renda terá correção de 4,28%

Saiba tudo sobre o último lote do Imposto de Renda deste ano

O último lote de Imposto de Renda terá correção de 4,28%, e com isso, os contribuintes que serão contemplados estão aguardando ansiosamente pelo montante. Desse modo, para que você saiba tudo o que precisa a respeito da reta final da restituição do IR 2023, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar.

Portanto, não deixe de acompanhar a leitura até o final para não perder nada importante!

Último lote de Imposto de Renda terá correção de 4,28%, veja os detalhes

Conforme mencionado acima, a Receita Federal chegou à reta final do pagamento da restituição para os contribuintes que declararam o Imposto de Renda em 2023. Dessa maneira, os brasileiros aguardam ansiosamente pelo pagamento do 5° e último lote, que estará disponível amanhã, dia 29.

No entanto, uma boa notícia para os contemplados é que este lote terá uma correção de 4,28% no valor que a autarquia irá repassar. Essa correção se baseia na taxa Selic, que atualmente está em 12,75% ao ano, conforme informações do UOL.

Como ocorre o cálculo da correção?

O último lote do Imposto de Renda é a etapa final do processo de restituição do tributo que a Receita Federal oferece aos contribuintes que pagaram mais impostos do que deviam ao longo do ano. É quando a Receita Federal realiza o pagamento das quantias a que os contribuintes têm direito, após a análise de suas declarações de imposto.

Desse modo, a Receita Federal calcula a correção de 4,28% no valor das restituições com base na taxa Selic, que é a taxa de juros básica da economia brasileira. Bem como já dito, atualmente a Selic está em 12,75% ao ano.

Portanto, aplica-se essa taxa para atualizar o valor da restituição desde o período em que o imposto ficou retido na fonte até o momento do pagamento. Assim, esse cálculo pode resultar no aumento dos valores da restituição para muitos contribuintes.

Veja como verificar se você está no 5º lote

Para verificar se você está no 5° lote de restituição do IR 2023, é necessário realizar uma consulta. Dessa forma, a Receita Federal disponibiliza uma plataforma online, que pode ser acessada por meio do site da autarquia da seguinte forma:

  • Vá para a página da Receita Federal;
  • Clique em “Meu Imposto de Renda”;
  • Selecione a opção “Consultar a Restituição”.

Então é só verificar todas as informações que o sistema oferece e pronto! Ademais, a Receita Federal fará o pagamento diretamente em conta bancária informada no momento da declaração do Imposto. Portanto, é essencial verificar se os dados bancários estão corretos para evitar possíveis problemas na aquisição.

O que fazer em caso de não receber a devida restituição?

Contudo, se, por algum motivo, o crédito não cair em sua conta na data prevista, é possível reagendar o pagamento dos valores. Para isso, o contribuinte deve acessar o Portal do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Relacionamento do BB para resolver o problema.

Quem poderá receber a restituição no 5º lote?

De acordo com dados da Receita, este 5º lote abrange diversos grupos de contribuintes, tais como:

  • Idosos com mais de 80 anos: 7.402 pessoas;
  • Contribuintes entre 60 e 79 anos: 57.572 pessoas;
  • Contribuintes com deficiência física, mental ou doença grave: 6.847 pessoas;
  • Contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério: 19.864 pessoas;
  • Contribuintes que receberam prioridade por uso da declaração pré-preenchida ou opção pelo PIX: 141.577 pessoas;
  • Contribuintes não prioritários que preencheram a declaração até 15 de setembro: 1.027.838 pessoas.

Ademais, a RF concede prioridade na restituição a grupos considerados mais vulneráveis ??ou que possuam necessidades especiais, como:

  • Idosos;
  • Pessoas com deficiência, e;
  • Professores.

Veja a relevância da correção de 4,28%

A correção de 4,28% no valor da restituição é significativa, pois protege o poder de compra dos contribuintes. Sendo assim, ela garante que o valor que os contribuintes irão receber seja atualizado de acordo com a variação da taxa Selic. Evitando assim, que o valor perca valor ao longo do tempo.

Qual é a relação entre a taxa Selic e a correção da restituição?

Por fim, a taxa Selic é utilizada como referência para a correção de diversas operações financeiras no Brasil, incluindo a atualização do valor da restituição do Imposto de Renda. Portanto, a variação da Selic influencia diretamente o percentual de correção aplicado.

Agora que você já sabe tudo sobre o fato de que o último lote de Imposto de Renda terá correção de 4,28%, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.