UFSCar terá mais de 2,5 mil vagas para a 1ª edição do SiSU 2022

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) divulgou o termo de adesão da instituição ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022 do primeiro semestre. De acordo com o documento, a oferta total da UFSCar é de 2.893 vagas para 65 cursos de graduação.

O termo de adesão especifica ainda que haverá reserva de vagas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). Desse modo, 1.451 vagas estão reservadas para estudantes que fizeram o ensino médio em escolas públicas, com percentual para pretos, pardos e indígenas. Outras 1.442 vagas são para a seleção em ampla concorrência, ou seja, para o público geral.

Como acontece tradicionalmente, a seleção do SiSU será feita a partir das notas da última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Portanto, só poderão concorrer às vagas do SISU 2022 os estudantes que tenham feito o Enem 2021. 

Além disso, para participar do processo seletivo, o estudante não pode ter zerado nenhuma das provas e não pode ter feito o exame na condição de “treineiro”. O peso de cada prova do Enem é estabelecido pela universidade para cara área.

O Inep aplicou as provas do Enem 2021 nos dias 21 e 28 de novembro. Nos dias 9 e 16 de janeiro, haverá a aplicação do Enem PPL e a reaplicação. Segundo o órgão, os resultados do exame estão previstos para o dia 11 de fevereiro.

O MEC ainda não publicou o edital de abertura do SiSU. O período de inscrição, que depende da publicação do resultado do Enem 2021, deve ser aberto na segunda quinzena de fevereiro de 2022, após o dia 11.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Inep inicia a reaplicação das provas do Enem 2021 neste domingo (9).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.