Inep inicia reaplicação do Enem 2021 neste domingo (9)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) inicia a reaplicação das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 neste domingo, dia 9 de janeiro. De acordo com dados do Inep, são esperados mais de 340 mil candidatos para as provas nos dias 9 e 16 de janeiro.

Além dos estudantes que solicitaram a reaplicação das provas, também farão o exame os inscritos no Enem PPL, voltado para pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

Além desses participantes, os estudantes isentos em 2020 que faltaram nos dias das provas também farão as provas do Enem 2021 nessa data. De acordo com as regas do Enem, os participantes isentos faltosos em 2020 não teriam direito à isenção da taxa em 2021, mas, por decisão do STF, esses estudantes puderam se inscrever sem pagar a taxa. Por isso, o Inep reabriu o período de inscrição para esses participantes. 

Dentre os estudantes que farão as provas em janeiro, há 54.231 inscritos no Enem PPL, cuja aplicação é feita pelo Inep em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Outros 280.145 os participantes se inscreveram após a decisão do STF. Há ainda 6.986 estudantes que participarão da reaplicação das provas porque não puderam fazer o exame no período regular. O direito à reaplicação é garantido no edital em casos de problemas logísticos ou de doenças infectocontagiosas.

Uso de máscara será obrigatório durante as provas

Devido à pandemia da covid-19, o uso de máscara será obrigatório durante todo o tempo de permanência nos locais de prova. Além disso, o Inep exige que os participantes respeitem o distanciamento.

A aplicação do exame acontecerá em 4.618 locais de prova. A equipe de aplicação contará com 54.053 pessoas envolvidas, sendo 10.470 para o Enem PPL, 40.315 para os isentos ausentes do Enem 2020 e 3.268 para a reaplicação do Enem 2021.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UEMS aplica as provas do Vestibular 2022 na tarde deste sábado (8).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.