UFMG: mais de 6 mil vagas serão disponibilizadas no SISU 2024

O período de inscrições para a próxima edição do SISU (Sistema de Seleção Unificada) começará nas próximas semanas de janeiro. Dessa maneira, as instituições participantes do processo já divulgaram quantas vagas serão oferecidas para os estudantes inscritos.

Uma das instituições que já divulgou a quantidade de vagas para o SISU 2024 é a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que publicou o termo de adesão ao programa no início de janeiro.

Assim, para que você descubra quantas vagas estarão disponíveis e como participar da seleção, trouxemos um resumo completo com as principais informações sobre a adesão as vagas da UFMG no SISU 2024. Vamos conferir!

SISU 2024: UFMG divulga número de vagas disponíveis

Muitas instituições já divulgaram o termo de adesão referente ao SISU 2024. Uma delas é a UFMG, que já revelou qual será a quantidade de vagas para os estudantes interessados em concorrer por meio da próxima edição do SISU.

No documento, a UFMG indica que irá oferecer 6.329 vagas para mais de 80 cursos de graduação diferentes ministrados em duas unidades da instituição: Belo Horizonte e Montes Claros.

UFMG
As vagas oferecidas contemplarão mais de 80 cursos. Imagem: UFMG/Reprodução

Nesta edição do SISU, a UFMG irá oferecer três novos cursos em relação ao processo seletivo do ano passado: Engenharia de Materiais, Arqueologia e Ciência de Dados.

Apesar de ter divulgado o número de vagas, a UFMG ainda não divulgou a quantidade de vagas que serão reservadas para os candidatos que irão concorrer por meio da modalidade ampla concorrência e por meio da modalidade de cotas. 

É importante lembrar que, conforme indicado no edital do SISU 2024 divulgado pelo MEC, a reserva de vagas será baseado nos critérios estabelecidos pela Lei de Cotas e também pelas políticas de ações afirmativas de cada uma das instituições de ensino participantes. Assim, a UFGM irá destinar ao menos 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública. Dentro dessa categoria, também serão destinadas vagas para candidatos cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a um salário mínimo e meio, estudantes autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e pessoas com deficiência.

UFMG no SISU: quem poderá concorrer?

Poderão concorrer às vagas oferecidas pela UFMG os estudantes que realizaram a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2023. Os candidatos aprovados poderão ingressar no primeiro e no segundo semestre de 2024 e a divisão será baseada da classificação no processo seletivo segundo a nota do ENEM apresentada no momento da inscrição.

As vagas serão preenchidas pelas instituições conforme a ordem de classificação dos candidatos, que será baseada nas notas obtidas no ENEM. Assim, o candidato não poderá escolher em qual semestre irá ingressar, uma vez que isso dependerá da classificação final.

O resultado do ENEM 2023 será publicado no dia 16 de janeiro, segundo o calendário divulgado pelo MEC. No caso da UFMG, é necessário que os estudantes não tenham zerado a redação do ENEM.

Ao contrário de outras instituições participantes do SISU 2024, como a UFRJ, a UFMG ainda não divulgou se irá atribuir pesos às provas do ENEM. Em 2023, a instituição atribui peso 1 para todas as provas objetivas do ENEM.

SISU 2024: inscrições começam no dia 22 de janeiro

Segundo o calendário oficial do SISU 2024, o período de inscrições para participar do programa começa no dia 22 de janeiro e todos os estudantes poderão realizar a própria inscrição até o dia 25 de janeiro.

A primeira chama de candidatos aprovados será paliçada no dia 30 de janeiro e os estudantes convocados deverão realizar os procedimentos de matrícula na instituição escolhida entre os dias 01 e 07 de fevereiro.

Os candidatos que não forem convocados na primeira chamada poderão se inscrever para participar da lista de espera do SISU entre 30 de janeiro e 07 de fevereiro. O resultado da lista será divulgado em data a ser definida por cada uma das instituições participantes.

SISU 2024: funcionamento da seleção

O SISU 2024 irá permitir que os estudantes se candidatem a várias universidades e cursos diferentes ao longo da seleção. Cada candidato pode se candidatar a até duas opções de curso, em ordem de preferência. O principal critério de seleção dos estudantes é a pontuação obtida no ENEM.

O SISU oferece oportunidades para estudantes que querem estudar em uma instituição de ensino superior pública brasileira. Além disso, outra grande vantagem é que a inscrição é 100% online e gratuita.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.