SISU 2024: UFRJ irá oferecer mais de 9 MIL VAGAS

Inscrições acontecerão ainda em janeiro

O período de inscrições para a próxima edição do SISU (Sistema de Seleção Unificada) começará nas próximas semanas de janeiro. Dessa maneira, as instituições participantes do processo já divulgaram quantas vagas serão oferecidas para os estudantes inscritos.

Uma das instituições que já divulgou essa informação é a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que publicou o termo de adesão ao SISU na última terça-feira (02).

Assim, para que você possa consultar o número de vagas disponíveis e participar da seleção, trouxemos um resumo completo com as principais informações sobre a adesão da UFRJ ao SISU 2024. Confira!

SISU 2024: UFRJ anuncia oferta de vagas para o processo seletivo

Na última terça-feira, 02 de janeiro, a UFRJ divulgou o termo de adesão referente ao processo seletivo da próxima edição do SISU.

Por meio do documento, a UFRJ anunciou que irá oferecer 9.240 vagas para 149 cursos de graduação diferentes ministrados nas unidades da instituição no Rio de Janeiro, Macaé e Duque de Caxias.

Do total de vagas, a UFRJ reservará metade (4.687 vagas) para os estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas da rede pública de ensino, conforme as diretrizes da Lei de Cotas. Estudantes de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência serão contemplados por essas vagas.

Campus UFRJ
A UFRJ irá destinar vagas segundo os critérios da Lei de Cotas. Imagem: UFRJ/Reprodução

É importante lembrar que, conforme indicado no edital do SISU 2024 divulgado pelo MEC, a reserva de vagas será baseado nos critérios estabelecidos pela Lei de Cotas e também pelas políticas de ações afirmativas de cada uma das instituições de ensino participantes. No caso da UFRJ, a serão destinadas também 0,13% do total de vagas para candidatos quilombolas.

Vagas da UFRJ no SISU: quem poderá concorrer?

Poderão concorrer às vagas oferecidas pela UFRJ os estudantes que realizaram a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2023. Os candidatos aprovados poderão ingressar no primeiro e no segundo semestre de 2024 e a divisão será baseada da classificação no processo seletivo segundo a nota do ENEM apresentada no momento da inscrição.

As vagas serão preenchidas pelas instituições segundo a ordem de classificação dos candidatos, que será baseada nas notas obtidas no ENEM. Assim, o candidato não poderá escolher em qual semestre irá ingressar, uma vez que isso dependerá da classificação no curso pretendido.

As notas do ENEM 2023 serão divulgadas no dia 16 de janeiro, segundo o calendário divulgado pelo MEC. No caso da UERJ, é necessário que o candidato tenha obtido uma nota mínima de 300 pontos na prova de redação para participar da seleção via SISU. Além disso, os estudantes também não poderão ter zerado as outras provas que fazem parte do ENEM.

Por fim, devemos lembrar que a UFRJ irá considerar a média ponderada das notas obtidas no ENEM, usando pesos diferentes para cada disciplina com base no curso indicado pelo candidato. Para o curso de Medicina, por exemplo, será atribuído peso 4 para a redação e a prova de Ciências, enquanto as provas de Linguagens e Códigos e Matemática terão peso 2 e a prova de Ciências Humanas, por sua vez, terá peso 1.

SISU 2024: inscrições começam em breve

Segundo o calendário oficial publicado pelo MEC, os estudantes poderão realizar a própria inscrição para participar do programa entre os dias 22 e 25 de janeiro. A primeira chama de candidatos aprovados será divulgada no dia 30 de janeiro e os estudantes convocados deverão realizar os procedimentos de matrícula na instituição escolhida entre os dias 01 e 07 de fevereiro.

Os candidatos que não forem convocados poderão se inscrever para participar da lista de espera do SISU entre 30 de janeiro e 07 de fevereiro. O resultado dessa lista será divulgado em data a ser definida por cada uma das instituições participantes.

SISU 2024: como o processo seletivo funciona?

O SISU 2024 irá permitir que os estudantes se candidatem a várias universidades e cursos diferentes ao longo da seleção. Cada candidato pode se candidatar a até duas opções de curso, em ordem de preferência. O principal critério de seleção dos estudantes é a pontuação obtida no ENEM.

O SISU oferece oportunidades para estudantes que querem estudar em uma instituição de ensino superior pública brasileira. O processo de inscrição é online e grátis, o que também pode ser muito vantajoso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.