UESC divulga oferta de mais de 1.500 vagas para cursos de graduação EAD

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) começa a receber neste mês de agosto as inscrições para mais de 1.500 vagas em cursos de graduação ofertados na modalidade de Educação a Distância (EAD). De acordo com o cronograma, a UESC abrirá o período de inscrição no dia 30 de agosto

O processo seletivo ofertará vagas para ingresso em cursos ofertados através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Há oportunidades para ingresso em cinco cursos de graduação (licenciatura): Biologia, Física, Letras, Matemática e Pedagogia. 

Período de inscrição 

De acordo com edital publicado pela UESC, as inscrições para o Vestibular EAD 2024 serão recebidas entre os dias 30 de agosto e 25 de setembro de 2023. Os interessados deverão se inscrever de forma virtual, exclusivamente por meio do site da UESC, até as 16h do último dia de inscrição.

Para realizar o cadastro, os candidatos devem preencher o Formulário de Requerimento de inscrição. No momento da inscrição os candidatos devem indicar uma opção de curso e escolher um polo de apoio presencial.

Após preencher e enviar as informações, os candidatos devem imprimir o boleto bancário para o pagamento da taxa de inscrição. O valor da taxa é de R$ 100,00 (cem reais). Conforme indicado no edital, o pagamento da taxa deverá ser efetuado até o dia 26 de setembro  em qualquer banco para efetivar o cadastro.

O ingresso dos aprovados no Vestibular EAD 2023 será nos dois semestres letivos de 2024. Imagem: UESC/ Reprodução
A UESC está ofertando mais de 1.500 vagas para cursos de licenciatura EAD, com ingresso no 1º semestre letivo de 2024. Imagem: UESC/ Reprodução

Isenção da taxa 

De acordo com o edital, a UESC vai assegurar a isenção total do pagamento da taxa de inscrição, exclusivamente aos candidatos que puderem comprovar:

  • Ser servidor(a) da UESC ou
  • Possuir renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. 

Os pedidos de isenção devem ser feitos de forma virtual e exigem o envio de documentação para a comprovação dos critérios. Para solicitar a isenção, no período de 30 de agosto até o dia 5 de setembro, o candidato deverá enviar os documentos necessários digitalizados, para o e-mail vestibular@uesc.br.

Ainda conforme as orientações do edital, o assunto do e-mail deve ser: “Documento comprobatório de isenção de inscrição – Vestibular 2023”. 

Provas do Vestibular EAD

De acordo com o edital, a aplicação das provas do processo seletivo está prevista para o dia 26 de novembro de 2023, com início às 13h, no horário oficial de Brasília, e duração de 4h30min. A avaliação abarcará conteúdos dos componentes curriculares do Ensino Médio.

Os locais de prova serão nos polos de apoio presencial que contam com a oferta de vagas. O edital indica ainda que as provas serão aplicadas no Polo para o qual o candidato se inscrever para
concorrer por uma vaga. 

De acordo com o edital, a avaliação apresentará uma proposta de redação e contará também com 45 questões de múltipla escolha sobre as seguintes áreas:

 
  • Linguagens: Língua portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira
    (Inglês ou Espanhol);
  • Ciências Humanas: História, Atualidades e Geografia;
  • Ciências da Natureza: Física, Química e Biologia;
  • Matemática.

No dia da prova, os candidatos deverão chegar com antecedência aos locais de prova munidos de documento oficial de identificação com foto. A UESC recomenda que os candidatos cheguem aos locais de prova com antecedência. 

Oferta de vagas

De acordo com o edital, a oferta total da UDESC é de 1.512 vagas para os cursos de Licenciatura EAD. As oportunidades estão distribuídas entre os polos de Amargosa, Brumado, Ibicuí, Ibotirama, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Itapetinga, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Ipiaú, Itamaraju, Jequié e Itanhém. A UESC ainda não divulgou a data de divulgação do resultado final do processo seletivo. 

Acesse o edital do processo seletivo para mais informações.

Leia também MEC libera resultado da lista de espera do PROUNI 2023/2; candidatos já podem consultar a lista de pré-selecionados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.