Tudo sobre o cheque especial e se você já foi cobrado

Você sabe o que é cheque especial e se já foi cobrado por ele? Se não, fique tranquilo que este artigo irá explicar tudo que você precisa saber. Se sim, leia até o final e entenda o porquê de não usá-lo novamente. Descubra também se vale a pena utilizar o cheque especial.

O cheque especial é uma “espécie” de empréstimo que fica disponível na conta corrente. É o chamado “limite da conta corrente” . O valor vai depender do limite pré-aprovado pelo banco, mas também é possível solicitar mais análise de crédito.

O crédito costuma ser utilizado em situações de emergência e de forma temporária.

O valor não pode ser parcelado e é pago diretamente com depósito na conta. Em outras palavras, após utilizar o dinheiro que você tem, existe um limite de um valor a mais. Usando este valor extra, a conta ficará negativa. Após isso, para pagar o “empréstimo” basta fazer um depósito igual ao valor que sua conta está negativada.

Vale a pena o cheque especial?

Depende. O valor do cheque especial pode ser utilizado geralmente em até 10 dias, sem juros. Após isso, você pode pagar juros altíssimos e complicar a sua vida financeira.

O valor serve mais para um limite extra e em caso de urgência. Para ser usado no dia-a-dia, o uso do limite da conta não é recomendado, principalmente pelas altas taxas de juros.

 

Qual a taxa do juros rotativo atualmente?

A taxa média de juros registrada em janeiro de 2020 foi de 165,6% ao ano ou 8,5% ao mês, de acordo com o Banco do Brasil. Em dezembro a taxa estava ainda mais alta sendo 247,6% ao ano ou 10,9% ao mês.

Estou endividado pelo cheque especial. O que fazer?

Ao todo o percentual de endividados do país é 66,5%. De acordo com o estudo fechado em 2020, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Ou seja, o cheque especial pode estar nesta conta de endividamento.

Por isso, caso esteja devendo um valor muito alto no cheque especial, uma possibilidade seria pegar outro empréstimo. O cheque especial já é um empréstimo, mas este é pré-aprovado direto na sua conta e tem juros altíssimos se comparado com outras linhas de crédito.

Para buscar um empréstimo é importante que você busque juros mais baixos.

Pagar suas contas em dívidas e negociar suas dívidas pode contribuir para o aumento do seu score.

Saiba mais sobre o que é score e recebe dicas infalíveis para melhorá-lo clicando aqui. 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.