Português para concurso: Saiba o que priorizar nos estudos

Estudar português para concursos públicos envolve rever diversos assuntos já vistos na escola e exige ainda que o concurseiro se aprofunde em outros tópicos sobre o idioma. Além de conhecer bem as regras gramaticais da língua, é preciso dominar tópicos como diversidade linguística, variação, norma padrão e escrita formal.

Desse modo, o ideal é começar a estudar antes mesmo que o edital do concurso seja lançado com o conteúdo programático. Nem sempre é fácil saber por quais assuntos começar a estudar. Por isso, apresentamos abaixo algumas dicas do que você deve priorizar ao estudar português para concurso. Veja abaixo!

Principais assuntos de português para concurso

Em primeiro lugar, a interpretação de texto é um dos pontos mais importantes, principalmente para compreender o que exige o enunciado. Além disso, em provas discursivas, compreender bem o que diz a questão e os possíveis trechos de textos que apareçam ajuda o candidato a organizar melhor a resposta que dará. 

Estudar a ortografia da língua é também muito importante em provas discursivas, mas é crucial sobretudo para os concursos que apresentam questões que exigem que o candidato demonstre conhecer as regras ortográficas, como as que exigem a aplicação do novo acordo ortográfico, por exemplo. Desse modo, as regras da escrita formal e as regras de acentuação devem ter prioridade. As questões sobre o uso da crase têm grandes índices de erro, então é preciso treinar bastante a aplicação do sinal grave e estudar regência verbal e nominal.

Além de estudar tudo sobre verbo (flexões, concordância, transitividade etc), o candidato precisa estudar também todas as outras nove classes de palavras. Por fim, um dos assuntos principais dos concursos são as orações e os tipos de oração. Portanto, é indispensável estudar as relações de coordenação e subordinação

No entanto, mesmo sabendo que estes são os assuntos mais recorrentes nas provas de português em concurso, o candidato deve focar no que está previsto no edital, então não deixe de conferir o que exige o certame.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja 5 livros para conhecer Clarice Lispector e as suas obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.