TSE suspende vídeo da campanha de Bolsonaro com montagem de fala de Lula

TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por meio da ministra Maria Claudia Bucchianeri, emitiu um mandado de suspensão do trecho da propaganda eleitoral da campanha de Jair Bolsonaro. De acordo com a decisão da magistrada, a interrupção deverá ocorrer a parte do vídeo que associava Lula a uma falsa concordância com atividades criminosas.

A princípio, o vídeo conta com uma montagem de falas do ex-presidente em entrevistas, retiradas de contextos, e que, editadas, levam à desinformação, conforme decisão da ministra.

O vídeo trata-se de “montagem, mediante a reunião de frases que foram ditas em momentos distintos e em contextos distintos. Típico caso de grave manipulação discursiva, a impor a atuação corretiva desta Casa”.

Sobre o vídeo

O trecho da propaganda revela a seguinte montagem de falas de Lula:

‘É pra quem rouba celular pra vender, pra ganhar um dinheirinho. Depois vão pro bar tomar uma cerveja juntos…’” O vídeo foi veiculado com cena de um crime à mão armada.

“Passando a impressão equivocada de que o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva compactuaria com esse tipo de prática” , disse a ministra.

Ademais, a ministra do TSE considerou que esse é um típico caso “de grave manipulação discursiva”. Segundo ela, “tal situação revela a nítida propagação de desinformação, comportamento que vulnera a higidez e a integridade do ambiente informativo, valores que justificam e legitimam a intervenção corretiva da Justiça Eleitoral”.

Nesse sentido, Bucchianeri determinou a suspensão da transmissão da propaganda eleitoral. Caso ocorra o descumprimento da decisão, a multa está estimada em R$ 50 mil.

Nova Pesquisa de 2º turno sai nesta sexta-feira (14/10/); veja

Nesta sexta-feira (14/10), a partir das 18 horas, a Globo News irá divulgar o resultado de uma nova pesquisa de intenção de voto feita pelo instituto DataFolha sobre a a disputa pela Presidência da República (2023-2026). No próximo dia 30 de outubro, os eleitores poderão escolher entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), em eleição que já está em seu segundo turno.

No primeiro turno, no dia 02 de outubro, Lula obteve 48,43% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro teve 43,20%. Vale destacar que os votos válidos desconsideram brancos e nulos. Veja mais sobre a nova pesquisa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.