TRISTE NOTÍCIA para quem aguarda uma resposta do INSS

Milhares de brasileiros de todas as regiões do país estão neste momento na chamada fila de espera para o recebimento de um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Boa parte destes cidadãos ainda não conseguiram uma resposta para as suas solicitações porque sequer conseguiram realizar uma perícia médica nas agências do INSS.

Nos últimos meses, está crescendo o número de reclamações sobre a falta de peritos médicos para atendimentos para estes cidadãos. Com menos profissionais da área atuando no INSS, o ritmo de atendimentos naturalmente diminui, o que faz com que a fila de espera para entrada em benefícios previdenciários aumente.

A reclamação não é das mais novas. Desde o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), há um pedido para a realização de novos concursos públicos para a área. Sem novas entradas de servidores públicos, há uma diminuição no quadro de profissionais, o que faz com que a demanda aumente para cada um deles.

A situação é particularmente pior nas regiões que correspondem aos interiores do país. Em várias cidades menores, cidadãos não podem ser atendidos por perícias médicas porque não há nenhum perito médico correspondente para aquele local específico. As filas de espera vêm crescendo ainda com mais força na região Nordeste.

Com a alta demanda para cada vez menos médicos, greves se tornaram cada vez mais comuns. Em 2021, por exemplo, peritos chegaram a cruzar os braços por algumas semanas. Entre outros pontos, eles pediam melhorias nas condições de trabalho. Sem atendimentos durante a paralisação, a fila passou a crescer ainda mais.

A situação no Mato Grosso

Uma das situações mais difíceis do país está no Mato Grosso. Nesta semana, o deputado estadual Cláudio Ferreira (PTB), decidiu enviar um ofício ao INSS para solicitar a contratação de mais médicos peritos para o estado. De acordo com ele, a atual situação estaria insustentável. Somente naquele estado mais de 20 mil cidadãos precisam de perícia, e apenas 33 médicos peritos estão aptos a operar.

“Vejam o descaso com que têm sido tratadas as pessoas que precisam do socorro do Estado. O trabalhador contribui durante anos e acha que está segurado. Mas, quando precisa do socorro estatal, infelizmente passa por essa humilhação pelo sistema previdenciário”, criticou o parlamentar.

“Por isso, estamos oficiando o ministro da Previdência para que, no mínimo, aumente o número de médicos nos postos do INSS, realize uma força-tarefa para zerar essa fila em Mato Grosso e nos dê uma satisfação em relação a esse gravíssimo problema”, completou o parlamentar.

O que diz o Ministro sobre a fila do INSS

O Ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT) não respondeu publicamente ao pedido do deputado. Seja como for, ele vem falando sobre a situação das filas de espera em todo o Brasil e indicou que poderá realizar uma força-tarefa para levar peritos para regiões mais afastadas.

“Vou deslocar peritos das capitais do Nordeste para o interior, onde tem a maior fila. Estamos nos acertos finais para começar neste mês. A medida provisória que autoriza o bônus está para sair a qualquer momento. O bônus ajuda porque é uma maneira de incentivar o perito a se deslocar”, disse o Ministro da Previdência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.