O trabalho remoto é ideal para mulheres mães?

Muitas pessoas se perguntam se o trabalho remoto é ideal para mulheres mães. Em alguns casos, podem enxergar essa modalidade de trabalho como uma oportunidade para essas mulheres que possuem diversos papéis a serem assumidos ao longo do dia.

No entanto, é preciso ficar atento para que esse tipo de rotina não se transforme em uma sobrecarga excessiva. Caso contrário, a saúde mental dessa mulher mãe poderá estar em risco.

Se você quer saber mais sobre esse tema, e quer analisar conosco a possibilidade de o trabalho remoto ser bom ou não, acompanhe este conteúdo e reflita com a gente!

Será que o trabalho remoto é ideal para mulheres mães?

O trabalho remoto é ideal para mulheres mães em algumas situações, assim como em outras não. Afinal, cada caso sempre será um caso.

Se a mulher possui uma rede de apoio bem estruturada, consegue delegar atividades para não se sobrecarregar e respeita os próprios limites, o trabalho em casa pode ser bem-vindo.

Em contrapartida, se a família não respeita o espaço da mulher e fica, a todo momento, buscando uma “perfeição” nas posturas dela, pode ser que o trabalho remoto seja prejudicial.

De todas as formas, algumas ações podem viabilizar um trabalho mais saudável, mesmo quando se é mãe e se tem outras atividades para fazer ao longo do dia.

Confira algumas reflexões sobre o tema:

1. Cuidado com a sobrecarga de tarefas

A sobrecarga de tarefas é um risco iminente na rotina de mulheres mães. Isso porque, infelizmente, ainda vivemos em uma sociedade na qual a mulher é vista como a “encarregada” pelas tarefas domésticas.

Porém, embora ela tenha sido vista como responsável por essas tarefas, o trabalho não é descartado da rotina. Dito de outro modo, a sociedade “empurra” a ideia de que uma mulher precisa ter uma jornada dupla – e pronto.

Só que isso não é uma verdade ou regra de vida! A mulher deve cuidar para não se sobrecarregar com as tarefas da casa, somadas ao trabalho remoto. Sendo assim, deve buscar dividir essas outras tarefas com quem convive no mesmo lar que ela – no caso, o marido ou a esposa, por exemplo.

2. Conciliar maternidade e trabalho é possível

Sim, é possível. Assim como o trabalho remoto é ideal para mulheres mães que conseguem se adaptar a essa realidade.

Por isso, um planejamento eficiente, a busca pelo equilíbrio emocional e o autoconhecimento são peças relevantes nessa combinação.

3. Aprender a delegar é fundamental

Aprender a delegar é fundamental e não podemos discutir essa premissa. Afinal, uma mulher que trabalha em casa não terá tempo para fazer tudo em um só dia. Ela não consegue cuidar de uma agenda abarrotada enquanto limpa a casa. Isso seria irreal!

Portanto, é preciso tirar essa cobrança de cima das próprias costas, visando delegar aquelas atividades que podem tranquilamente serem feitas por outras pessoas.

Não queira abraçar o mundo ao trabalhar em casa. O trabalho remoto é ideal para mulheres mães que sabem quais são os seus próprios limites e respeitam isso.

Não deixe que o mundo ordene o que você deva fazer. Coloque a sua saúde física e mental em primeiro lugar e preze pelo seu bem-estar. Você merece!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.