Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

4.4/5 - (28 votes)

Trabalhei em 2021, vou receber R$1.212 do PIS/Pasep ainda em 2022?

Será que poderemos ter um novo pagamento do abono salarial referente ao ano-base 2021 ainda pode acontecer neste ano de 2022? Confira

Não é segredo para ninguém que o abono salarial do PIS/Pasep é pago todo os anos. O benefício é liberado tanto para os trabalhadores com carteira assinada, tanto do setor privado, quanto para os servidores públicos que se enquadram nas regras de recebimento do programa.

No caso do abono salarial, tradicionalmente o benefício é pago anualmente, no ano posterior ao que o trabalhador exerceu a sua atividade. Por exemplo, quem exerceu a sua atividade de carteira assinada em 2018, teve o benefício pago em 2019. Por outro lado, os trabalhadores que exerceram atividade em 2019 e receberam o abono em 2020.

Todavia, sobretudo por conta da pandemia da Covid-19, o pagamento do abono salarial acabou sofrendo algumas alterações. Isso porque o abono salarial PIS/Pasep de 2020, que deveria ter sido pago em 2021, acabou sendo adiado pelo Governo e somente foi pago neste ano de 2022.

Segundo o calendário de pagamentos, o abono salarial PIS/Pasep de 2020 já foi pago aos trabalhadores neste ano, entre os meses de fevereiro e março. Nesse sentido, será que poderemos ter um novo pagamento do abono salarial referente ao ano-base 2021 ainda  este ano de 2022? Confira!

Trabalhei em 2021, quando vou receber o PIS/Pasep?

Como mencionado, muitos trabalhadores estão na expectativa de que o benefício de 2021 seja liberado ainda neste ano. No entanto, três fatores inviabilizam a concessão do abono salarial. Veja quais são eles:

  • Falta de verba no Orçamento da União;
  • Falta de anúncios do governo quanto a uma possibilidade de conceder outra rodada do abono este ano;
  • Alteração no cronograma de pagamentos do benefício que determina que todos trabalhadores devem receber o abono no mesmo ano.

Quem trabalhou com carteira assinada em 2021, receberá o abono salarial apenas em 2023. A expectativa é que o montante para realizar os pagamentos seja de R$ 20 bilhões, destinado para cerca de 23 milhões de cidadãos.

Todavia, é importante ressaltar que, até o momento, não há informações acerca das regras estabelecidas para o recebimento. No entanto, é muito provável que permaneçam as mesmas.

Dessa forma, para receber o abono salarial ano-base 2021 o trabalhador deverá se enquadrar nos seguintes requisitos:

  • Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos em 2021;
  • Ter recebido em média até dois salários mínimos por mês em 2021;
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Além disso, é preciso que a empresa tenha enviado corretamente os dados dos trabalhadores na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Como saber se vou receber?

Caso os meios de consultas não sejam alterados até o ano que vem, o trabalhador conseguirá obter informações das seguintes formas:

Para o PIS (trabalhador de empresa privada)

  • No Aplicativo Caixa Trabalhador;
  • No site da caixa;
  • Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207.

Para o Pasep (servidor público)

  • Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
  • 0800 729 0001 (demais cidades);
  • 0800 729 0088 (deficientes auditivos).
4.4/5 - (28 votes)
47 Comentários
  1. Telma Diz

    Eu até entendo que há pessoas que vivem na extrema pobreza. Mais enquanto houver esse auxílio Brasil, ninguém vai procurar trabalho.
    Nós que Graças à Deus trabalhamos, não deveríamos sermos privados do abono salarial que é um direito nosso!
    Na minha opinião essa atitude pode ser uma estratégia para ganhar a próxima eleição enganando o povo e depois tirar esse benefício deles. Eu quero meu PIS!!!!

  2. Anderson Diz

    Vdd eles tão com a vida ganha e nois Aki TD atrasado pq os bonitão tão sem dinheiro no cofre kk o cofre deles e as conta bancária tá cheio e direto nosso n e perdição não amigo

  3. Miriam de moura Diz

    Sai fulano entra Silvano e o roubo continua ,dois pia já que não recebo ninguém sabe explicar onde está o dinheiro que e meu por direito,aí chaman o lula de ladrão inaceitável,passar um cidadão,de respeito pra trás,negar seus direitos e fica por isso mesmo,que graça tem levantar 5 horas da madruga pra trabalhar pra ser passada pra trás

  4. Damiao Diz

    Esse governo tem quer pagar e direito. nossos não podemos fica calado temo quer luta pelo benefício quer e nosso

  5. Maria Diz

    Isso é uma sacanagem! dinheiro,p/um monte de benefícios tem!para quem realmente tem direito, Não Tem!Que País é Esse? Queremos receber nosso PIS de 2021! É direito nosso!

  6. Hamilton Diz

    O correto seria o governo pagar sim pis 2021 este ano…..como não….paga tanto benefício..gasta se tanto à toa, e o que é de direito justo não paga….não está certo isso.

  7. Lia Diz

    Dinheiro pra criar outros benefícios tem. Agora pra devolver o dinheiro que foi pego pra pagar o auxílio emergencial . Pq não tira de lá. Se vai aumentar auxílio gás e ainda merda pra caminhieneiro. Aff. Fora bozo.faz as pessoas de palhaço.

  8. Marlete Diz

    Isso é errado, nós precisamos deste dinheiro. Ele é nosso e, eu n aceito q este dinheiro vá tapar outros buracos, n pode n faça. Caramba ponha- se em nosso lugar. Hj um salário mínimo n dá para nada, só o botijão custa ( cento e vinte reais), quando entra no mercado, aliás n do eu como os demais assalariado ficamos com a mão na cabeça sem saber o q fazer. Uma placa de ovos com ( trinta ovos) custava (dez reais), hj custa vinte e oito. Agora tem água, luz. O q iremos fazer de nossas vidas presidente. Por favor coloque a mão na consciência, nós brasileiros necessitamos do nosso PIS e do PASEP. É lei sábia n pode mudar.
    Isso é uma vergonha tirar daqueles q já n tem nada….Brasil n aceite ….q tirem de quem ganham fortuna sem fazer nada.

  9. Christiane Diz

    Preciso do meu PIS amo passado não peguei fikei só ódio tiraram pra da pro auxílio e lógico que muitas crianças precisa mas o governo tem dinheiro sim governadores representante do Brasil libera esse ano logo nosso pis do ano passado vcs tão aí graças ao povo brasileiro.

  10. Cristina mari Diz

    E não recebi o pus 2021 quando vou recebet

  11. Leandro Diz

    Dinheiro pra pagar show de sertanejo milhonario tem!

  12. Clair Diz

    Acho que todo cidadão tem direto de receber o pis sempre recebemos só depois que mudou precisando presidente tá querendo tirar todo os direitos do povo Brasileiro .

  13. Josefa Jucilene Souza Diz

    Eu não recebi o pasep sou funcionária pública , acho um absurdo pois ganho um salário mínimo!

  14. Andre Diz

    Pagando auxilio PR quem nunca trabalhou não vai ter verba mesmo além disso da onde sai o auxilio

  15. Andre Diz

    sem mais delonga esse e o pior governo que eu ja vi cade meu pis de 2021 esse giverno ta tirando do nosso bolso pr pagar auxilio pr pessoas que nunca trabalhou na vida cadê o governo federal pr envertigar isso isso é um roubo no bolso do trabalhado

  16. Andre Diz

    Pois e eu trabalhei em meio a pandemia e agora vem esse papo que nois não vamos receber o PIS 2021 e muita Sacanagem com os trabalhadores estão tirando do nosso bolso PR pagar auxilio alguma coisa esta errado ai e ainda vai aumenta o auxilio ai cadê não tem ninguém PR ver isso nao

  17. Eliane Diz

    Faço aniversário agora dia 27 é meu direito receber, palhaçada trabalho duro o ano todo e não posso pegar o que é meu, faça o favor de pagar o que eu tenho direito

  18. Ermensu de Souza lage Diz

    Eu trabalhei em 2015 será q tenho direito

  19. Fabiano Diz

    O governo é vagabundo tira de quem trabalha e dá para quem não trabalha o governo ajuda a crescer a criminalidade no Brasil.

  20. Carla Diz

    Tbm acho im absurdo pq vamos receber de 2021 em 2023 super errado vcs vão pagar 2021 e 2022 tudo junto em 2023 ou vai sempre ficar um PIS nosso pra traz como cai ser????é uma dúvida pq não recebi 2021 sou de novembro e eles não me pagaram o de 2021 e esse ano tbm não vamos ter então em 2023 já me devem 2 PIS e fora o de de 2023 q já vai pra 3 PIS kkkkq rolo afinal 2023 tenho 3 PIS no total pra receber e concerteza vou receber só um affffiiií

  21. Milton Antônio Gomes Diz

    Está antena não serve e mentira não pega os canais que dizem

  22. Vanderson Diz

    Tem dinheiro sim, já foi mostrado pelos dr. Giovanni e pelo dr. Equilíbrio que o governo federal tem dinheiro em caixa para fazer o pagamento do PIS 2021, o que falta é vontade do governo ou eles querem usar agora nas tramoias do ano eleitoral.

  23. Andrea Diz

    Olá me.chamo Andrea trabalho a 16 anos em um hospital ganho 1959 reais por mês e nunca recebi meu PIS ninguém sabe informar o motivo nem a empresa nem a caixa um manda.para o outro e fico sem saber quem pode me ajudar

  24. Francisco Diz

    Ou seja mais um dinheiro nosso comido pelo governo

  25. Marcos Diz

    Eu não recebi o pis 2015. Porque o primeiro semestre ficou de fora. Mais em 2019 o segundo simestre tbm houve a mesma situação. No entanto receberam o ano passado. Pergunto e o trabalhador que ficou sem recener em 2015 tem direito? Ou quem dê alguma informação sobre issso.
    Muiro obg.

  26. Ismael Diz

    Não entendo isso, trabalhei 2020 o ano inteiro e receibir 300 $ de pis🤷 , Não era pra ser um salário?

  27. Wagner Diz

    O copefat tem 650 bilhões no fundo do amparo ao trabalhador ,se nao tem dinheiro pra paga o PIS e tem dinheiro pra dar auxílio ..

  28. Andrea Diz

    Os brasileiros cidadão que trabalhou em meio a pandemia.. não temos direito ao PIS . Sabe por q está sendo c o nosso pis q o governo paga o auxílio emergencial… Tapa um buraco e descobre o outro.. pois todo cidadão q espera o PIS . vivemos tmb em citação precária tem contas a pagar família p alimentar .. Sr governador pague nosso pis por direito.

  29. Carlos Diz

    Eu me aposentei em 22/04/2022 . Vou receber o PIS REF. 2021 e o proporcional de 2022 assim que eu receber a minha carta de concessão?

  30. Ricardo Diz

    O governo só se fala em auxílio..tanto vagabundo recebendo auxílio e quem trabalha não recebe nem o que tem direito por que os ladrões diz que não tem verba.

  31. Salomão Diz

    Todo mundo sabe que o pagamento do abono salárial referente ao ano 2021 vai ser pago em 2023 não sei por todo dia vocês postam a mesma coisa desnecessário tá sem ideias ?

  32. Paulo Diz

    Fica dano auxílio pra todo mundo nois de carteira assinadaq toma

  33. Edilene Diz

    Boa Noite, eu não recebi o ano passado o meu pasep, como fica esta situação.

  34. Eliene Diz

    Fiquei um ano sem receber PIS, então vai ficar esquecido

  35. Flávio Gomes Diz

    Acho que deveriam pagar ,afinal o Brasil funcionou mesmo com a pandemia da covid 19 principalmente o comércio alimentício.E agora tá tendo aumento de auxílios emergências e nada de solucionar o pagamento do pis/pasep de 2021 aos trabalhadores que precisam para ajudar a movimentar a economia.

  36. Talita Diz

    Ahh sim não vamos receber o abono de 2021 em 2022 em plena época de eleição. O que será que farão com os trabalhadores nos próximos anos né?! Já que em ano de eleição tudo se faz. Absurdo isso só abono. Para a roubalheira eles tem né. Aff o certo mesmo é pegar o planalto em plena reunião com todos lá e explodir de vez

  37. Nilson Lima Diz

    Os Auxílios Corporativos que é uma vergonha no Brasil eles não cortam! O cidadão tem que se virar com um salário mínimo que é ridículo para ter roupa, moradia, conta de celular, alimentação e se locomover. Eles que ganham 30 mil tem que ter auxílio de tudo.

  38. Arnaldo Diz

    O governo está fazendo de tudo pra roubar o abono salarial do ano base 2021, fica inventando um monte de motivos pra não pagar , estão dizendo que falta verba no orçamento da união, um desvia aqui, outro desvia ali, é isso aí que está acontecendo mesmo, falo isso como trabalhador que sou, vão me desculpa do tá, mas é isso que penso!!!

  39. Goethe Tedesco Diz

    De Julho a dezembro de 2021 o governo arrecadou imagina qntos milhões não arrecadaram e dividiram entre si o que era nosso PIS, o mesmo montante que o antigo governo comunista fez…

  40. Goethe Tedesco Diz

    Esse Governo tá sacaneando bastante , estão na mesma estratégia que os comunistas do governo anterior, tudo farinha do mesmo saco . Fgts bloqueado, nem todos conseguem receber, Pis : bloqueado , ….fdp

  41. Tania Melo Diz

    Trabalho desde 28/01/2018 qdo receberei meu pasep, pois sou servidora pública.

  42. Anônimo Diz

    O governo da dinheiro de auxílio para quem não precisa
    E quem é trabalhador não consegue os benefícios ! Parabéns !!

  43. Adriana Andrade Diz

    Boa tarde, gostaria de saber se já está pagando o PIS referente a 2020, e 2021.

  44. Edvan sabino da conceição Diz

    Eu não consegui receber o PIS referente ao ano de 2020 que seria pago no dia 31/03/22 deu problema na Ras está c duplicidade já fiz a solicitação da correção estou no aguardo de resposta,muitas pessoas que conheço tmb não recebeu devido ao mesmo problema.

  45. Cleison Diz

    Como sempre agente trabalhador pagando pela merda que o lixo dos governantes do país fazem.

  46. Lucas Diz

    Claro que o governo não vai pagar esse ano , o Bolsonaro quer roubar o Brasil o máximo que puder , porque já sabe que vai sair do cargo de presidente

  47. Gilberta ana da Silva Diz

    Espero boas notícias

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.