TJDF condena empresa a indenizar cliente por infiltração em box de armazenamento

O 4º Juizado Especial Cível de Brasília condenou a empresa Construções ACNT a indenizar um cliente por danos morais e a restituir o valor dos objetos danificados em infiltração no box de armazenamento alugado. Cabe recurso da sentença.

Infiltração

Na inicial (Processo PJe n. 0708145-86.2020.8.07.0016), o requerente narrou ter alugado um box de depósito da empresa ré em agosto de 2018, para acomodar diversos bens, durante o prazo de 6 meses, tempo estimado para a conclusão das obras de sua nova residência.

Contudo, em fevereiro de 2019, o autor relatou que, ao dirigir-se ao depósito, verificou um enorme cheiro de mofo e danos irreparáveis, devido à infiltração, em diversos de seus itens, entre eles fotos e roupas, os quais estavam acomodados em caixas de papelão.

Diante disso, afirmou que a empresa remanejou seus bens para outro box momentaneamente, até que o conserto do depósito alugado fosse finalizado, sendo realocados de volta após os reparos.

No entanto, ao final do período de locação, o locatário alegou ter sido surpreendido com novos danos nas caixas e nos bens deixados sob os cuidados da empresa, totalizando prejuízos no valor de R$ 13.639,02.

Conservação dos Bens

Em sua defesa, a empresa argumentou que a responsabilidade de conservação dos bens é do locatário e que o autor, verificando que as caixas estavam encharcadas, deveria ter realizado a troca por outras novas.

Outrossim, alegou que, no caso de condenação, caberia reconhecimento da culpa concorrente das partes, e que as infiltrações deveriam ser demonstradas através de perícia.

Sustentou, por fim, que os danos nos objetos foram ocasionados pelo desgaste comum aos produtos.

Em análise das provas fotográficas apresentadas, a juíza verificou que as avarias dos bens do autor não são ocasionadas pelo desgaste do tempo, mas sim por umidade.

Outrossim, aduziu que a ré não trouxe elementos eficientes que infirmem as alegações do autor-consumidor.

Ao contrário, de acordo com a magistrada, a empresa procurou atribuir a responsabilidade dos danos ao autor, como se a obrigação do depósito não pertencesse à ré.

Falha na Prestação de Serviço

Neste sentido, a magistrada fundamentou sua decisão ao seguinte argumento:

“Entendo que houve crassa falha na prestação de serviço da ré e não vislumbro qualquer da excludentes de sua responsabilidade”, confirmou, acrescentando que “a ré feriu legítima expectativa do autor quanto ao que este esperava com relação ao bom acondicionamento de seus bens”.

Assim, a julgadora concluiu que a falha na prestação de serviço não só causou prejuízos materiais ao cliente, quanto extrapolou os limites do mero aborrecimento.

Diante disso, a empresa foi condenada a reparar o autor pelos danos materiais, no valor de R$ 13.639,02, e a pagar a quantia de R$ 5 mil, a título de indenização por danos morais.

Fonte: TJDF

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