Confira tipos de papel de parede

Veja qual a melhor opção para a sua casa

Você está cansada de ver a decoração da sua casa sempre igual? Que tal mudar usando papel de parede? Saiba que o papel de parede é uma opção rápida e prática para redecorar os ambientes de sua casa. Por isso que hoje, nós vamos informar quais os tipos de papel de parede e qual deles é melhor para cada cômodo da casa.

Antes de modificar o ambiente de sala casa, confira os tipos de papel que existem e escolha o melhor para usar em cada cômodo. Sabemos também que o gosto pessoal de cada um, influencia diretamente na escolha do papel de parede da casa.

Tipos de papel de parede -- Reprodução Canva
Tipos de papel de parede — Reprodução Canva

Quais os tipos de papéis de parede existentes no mercado?

Apesar de se chamar papel de parede, nem sempre esse feito de papel mesmo. Existem opções como TNT, PVC, com materiais colados, entre outros. Enfim, veremos na sequência os principais tipos de papel de parede:

  • Papel de parede vinílico: É produzido a partir de PVC, apresenta boa durabilidade, e é indicado para uso em ambientes úmidos como banheiro e cozinha, e ambientes em que o sol incide diretamente.
  • Papel de parede acetinado: é usado principalmente por pessoas alérgicas, pois tem a característica de acumular menor quantidade de pó. Utilize em quartos de bebê e em todos os ambientes com pessoas alérgicas.
  • Papel de parede de TNT: com aparência de tecido, é produzido a partir da celulose e poliéster. A sua principal característica é a limpeza fácil, assim, use sem medo no banheiro e nos quartos das crianças.
  • Papel de parede vinilizado: semelhante ao vinílico, porém mais fino. Coloque preferencialmente em locais secos.
  • Papel de parede de mica: É produzido a partir de pedras prensadas. Tenha cuidado na limpeza e não coloque em locais de grande circulação.
  • Papel de parede adesivo: é de fácil aplicação e de baixo custo. Está sendo muito usado em projetos de decoração, para uso em diferentes espaços.

Qual é o melhor papel de parede para cada cômodo da casa?

Existem algumas regras para uso do papel de parede nos ambientes, da mesma forma que existem para o uso das tintas:

  • Papéis de paredes claros, ampliam o ambiente
  • Para dar a ideia de um ambiente mais estreito, coloque papel de parede com as laterais mais escuras e vice-versa.
  • Seu uso pode ser em forma de um detalhe, ou como elemento principal da decoração.

Sendo assim, indicamos na sequência, os melhores papéis de parede para cada cômodo da casa:

Papel de parede para uso nos quartos

Para o papel de parede os quartos, a recomendação é que use tons neutros, ou estampados suaves, ou seja, sem muita informação ou textura.

Não se  recomenda muita estampa em um ambiente feito para calma e tranquilidade, assim, não escolha o que tiver muitos estímulos visuais.

Papel de parede para uso na sala

O papel de parede na sala precisa combinar com a decoração do ambiente e com os móveis. Por isso, você precisa produzir um ambiente com harmonia em volume, cores e texturas.

A tendência muito utilizada no momento, é colocar papel de parede com cores neutras em três paredes, e em uma parede, utilizar papel de parede mais destacado.

Papel de parede para uso na cozinha

Opte pelo papel de parede vinílico para a cozinha, com material ideal para ficar em ambiente com a presença de umidade. No que se refere aos locais, o indicado é utilizar o papel de parede em uma faixa que destaque o material, normalmente azulejos ou porcelanato, ou entre a bancada e os armários aéreos.

Papel de parede para uso em escritórios

Para uso em escritórios, a recomendação é que você utilize a mesma regra do quarto: papel de parede sem muita informação ou texturas. Mas, você pode optar por cores mais vivas. 

Se a sua escolha for para uso de papel de parede estampado, procure colocar as estampas na parede que fica atrás de você enquanto estiver trabalhando.

Papel de parede para uso nos banheiros

O papel de parede para uso nos banheiros deve ser vinílico, se transformando em um item de destaque, pois possui poucos elementos de decoração. Assim, escolha modelos coloridos ou com estampas vivas.

Modifique a decoração da sua casa de forma prática e barata usando papel de parede. Com as dicas apresentadas aqui com certeza você terá inúmeras ideias para criar sua decoração! O papel de parede como, literalmente, plano de fundo dará o ar de estilo e personalidade necessário para algo totalmente seu!

Aposte nessa ideia!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.