5 tipos de revestimento para cozinha

Confira opções para mudar o visual da cozinha com estilo

A cozinha de uma casa é o lugar mais utilizado pelos seus moradores. Neste espaço se reúnem para fazer as refeições, conversar, produzir alimentos saborosos e enfim, é um ambiente multifuncional. Por isso que hoje, vamos indicar 5 tipos de revestimentos para cozinha, que deixarão este espaço muito mais agradável.

Antigamente, a tradição era usar azulejos nas paredes da cozinha, mas, esse tempo já passou. Existem muitas opções para deixar esse ambiente muito mais aconchegante, com facilidade de limpeza e com uma estética agradável. 

Tipos de revestimento para cozinha -- Reprodução Canva
Tipos de revestimento para cozinha — Reprodução Canva

5 tipos de revestimento para cozinha

Hoje, existem no mercado inúmeras opções de revestimento para paredes da cozinha, com suas características próprias, vantagens diferenciadas, bem como as desvantagens no uso.

Sendo assim, apresentaremos 5 tipos de revestimento dentre tantos outros existentes. Salienta-se que a escolha ocorreu tendo em vista serem os materiais mais utilizados hoje.

1. Revestimento com azulejos estampados

Veja, falamos que os azulejos eram usados antigamente, mas a primeira sugestão é, novamente, o uso de azulejos. Assim, preste atenção, pois, o azulejo que estamos propondo é aquele que possui estampas de ladrilhos, ou que podem ser personalizados utilizando uma fita autocolante, deixando os azulejos com outro estilo.

Saiba que a tecnologia alterou muito a composição dos azulejos, tornando-o muito mais impermeabilizante, que é uma característica essencial para uso na cozinha. Outra opção é você procurar azulejos antigos e mesclar com os azulejos mais modernos. 

Mais uma alternativa, é utilizar os azulejos portugueses, que chamam atenção na parede aplicada. Recomenda-se que seja feita uma faixa de azulejos portugueses entre as bancadas e os armários aéreos, ou somente uma faixa horizontal em cima da linha do fogão.

Mas saiba que a principal desvantagem do uso dos azulejos é a baixa resistência, o que não é recomendado que seja usado em ambientes com respingos de água e/ou gordura.

2. Revestimento de azulejos que utilizam efeitos 3D 

O uso do azulejo branco na cozinha já é bem tradicional, e continua sendo tendência. O que se vê normalmente, é que os móveis, bancadas, cadeiras também são brancas, ou em tons neutros, e assim, da ideia de um ambiente muito amplo, e pouco aconchegante. 

Uma das soluções encontradas é utilizar revestimentos brancos com efeitos 3D, que além de serem muito práticos e versáteis, ainda contribuem para tirar o ar de monotonia do ambiente.

3. Revestimento de plaquetas de tijolo

A estampa de tijolo também confere um efeito 3D nas paredes em que é aplicado. Por isso que os revestimentos de plaquetas de tijolo são utilizados para produzir painéis decorativos tanto na cozinha, quanto na sala ou no quarto.

Assim, recomenda-se que o uso desse tipo de revestimento se limite aos espaços onde estão posicionados a pia e o fogão.   

4. Revestimento de placas vinílicas adesivadas

O uso de revestimento de placas vinílicas adesivadas é extremamente novo, mas já se tornou tendência também. Existem uma variedade muito grande de estampas usadas nestas placas vinílicas. Entre elas: pastilhas de vidro, tiras de madeira, tijolos, e aqueles tijolinhos que imitam uma estação de metrô.

5. Revestimento de papel e adesivo de parede

Os papéis de parede e os adesivos de parede, possuem um dos lados autocolantes que facilitam a aplicação na parede.

Existe uma variedade muito grande de adesivos de parede, principalmente os de estampas geométricas que estão sendo muito usados no momento. A grande vantagem de usar os adesivos, é que você pode trocá-los com facilidade, além de possuir baixo custo. A principal desvantagem é que o material é pouco resistente, em comparação com outros materiais.

Ao usar papéis de parede na cozinha, você pode produzir painéis com imagens que remetem ao tema alimentação, estimulando-a. A desvantagem do uso de papel de parede, é a baixa durabilidade do material.

Sabe-se, porém, que não se recomenda usar papéis ou adesivos de paredes em locais aquecidos, como próximos a fogões, motor de geladeira e freezer, fornos elétricos e micro-ondas.

Não sendo nessas regiões, você pode usar sem medo o papel nos outros locais. Assim, se você optar por papéis de parede com película vinílica, será mais fácil de limpar, pois é mais resistente.

Você aprovou as nossas sugestões? Se sim, pode começar agora mesmo a modificar a decoração da sua cozinha usando algum dos revestimentos sugeridos!

Por fim, basta escolher o melhor tipo de revestimento para cozinha que você acredita ser o mais próximo do seu estilo e que combine com o que pensou para decorar este ambiente. Assim, avalie o local, os preços e o material de cada opção, pois, dessa forma, será mais fácil fazer sua escolha após todas essas informações!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.