Como ter mais ideias?

Você está precisando ter mais ideias, seja no dia a dia de trabalho ou de estudos, mas não consegue “sair do lugar” na hora de pensar em algo diferente? Calma, nem tudo está perdido!

O que muitas pessoas ainda não sabem é que a capacidade de criatividade pode ser estimulada. Isto é, a criatividade não é uma coisa inata, que ou você tem, ou não tem, mas sim, ela pode ser estimulada de diversas formas, no dia a dia.

E como queremos te ajudar a ter ideias diferentes ao longo dos dias de trabalho, sugerimos que você leia este texto até o fim. Vamos lá!

Dicas de como ter mais ideias

Existem pequenas ações que, quando colocadas em prática constantemente, podem trazer excelentes resultados relacionados à criatividade.

Essas ações não ocupam um tempo exorbitante da sua vida, e de quebra proporcionam, em muitos casos, prazer, bem-estar e elevam a qualidade de vida.

Duvida? Então veja as considerações que trouxemos:

1. Leia mais – e em diversas fontes

A leitura pode ser uma fonte de informações para ter mais ideias. Quanto mais conhecimento você adquire, à medida que o tempo passa, maior é o seu “repertório interno” para tomar decisões, pensar em ideias diferentes, e assim por diante.

Porém, cuidado para não cair no equívoco de manter a leitura da mesmice. Isto é, procure ler conteúdos de diversas fontes, formatos e linguagens, para estimular a sua mente ainda mais.

Vale ler história em quadrinhos, romances, contos, entrevistas, artigos de blog, reportagens, etc.

2. Converse com as pessoas e escute-as

Conversar com as pessoas também ajuda a ter mais ideias. Às vezes, uma colocação da outra pessoa pode ser tudo o que você precisa para resolver aquela dúvida que existe na sua mente.

Claro que não é necessário conversar apenas com o propósito de “pescar” ideias, porém, manter diálogos e interações sociais aumenta o nosso vocabulário e pode nos ajudar a ter mais insights.

3. Assista documentários e filmes diferentes

Assistir filmes e documentários diferentes do habitual também pode te colocar em contato com novas realidades, pontos de vista e etc. Sendo assim, é uma excelente forma de ter mais ideias.

4. Visite locais da sua cidade que você não conhece

Será que você realmente conhece a sua cidade? Ou há locais que poderiam fazer parte do seu repertório de conhecimentos, mas que você sequer sabe que existem?

Experimente visitar novos locais, restaurantes, lojas e ambientes diversos para expandir a mente.

5. Escreva os seus pensamentos

Ao longo do dia, crie o hábito de escrever os seus pensamentos e ideias. Às vezes, podemos ter uma ideia brilhante no meio do dia, mas, se não termos o costume de anotar essas ideias, é muito provável que elas escapem de nossas memórias.

Portanto, considere usar um bloquinho de anotações para conseguir colocar em palavras aquelas ideias que surgem na sua mente, ao longo dos dias. Depois, revisite o bloquinho e veja como ele terá muitas ideias para contribuir para os eu seu dia a dia de trabalho!

Você pode se surpreender. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.