Governo cria projeto para prevenção e combate ao assédio nas escolas

O Governo Federal editou medida provisória na última quinta-feira, dia 27 de outubro, para criação de programa de prevenção e combate ao assédio sexual de crianças e adolescentes em instituições de ensino. O programa tem como objetivo o combate ao assédio nas escolas através de informação.

A Medida Provisória nº 1.139 institui o Programa de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual nas instituições de ensino federais, estaduais, municipais e distrital, nos âmbitos público e privado.

O programa foi formulado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O programa vai capacitar professores e educadores e informar o próprio público-alvo através de materiais informativos e de divulgação.

Portanto, o programa vai promover campanhas educativas sobre a conduta de assédio sexual, com vistas à informação e à conscientização dos atores envolvidos no processo educacional e da sociedade.

Nesse sentido, o MEC deve disponibilizar o material aos sistemas de ensino em formato impresso. Além disso, os materiais ficarão disponíveis virtualmente, em formato digital, para acesso gratuito através do site do MEC

A MP institui também que os profissionais das redes de ensino, abrangidas pela MP, que tiverem conhecimento da conduta de assédio sexual têm o dever legal de denunciá-la. As instituições de ensino deverão elaborar práticas de combate ao assédio sexual em ambiente escolar.

O governo não informou quando o programa começa a ser executado. De acordo com o governo, o programa não vai gerar impacto orçamentário para os entes federados.

Com informações da Agência Brasil e da ACS do MEC.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Unesp divulga os locais de aplicação das provas do Vestibular 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.