Como ter mais energia no trabalho?

Ter mais energia no trabalho é o objetivo de muita gente, e não é para menos. Quando nos sentimos mais energizados, tendencialmente teremos uma maior produtividade, concorda? Porém, quais ações podem nos ajudar a manter a mente mais desperta e “empolgada” com a rotina de trabalho? O que podemos fazer nesse sentido?

Esses questionamentos costumam ser bastante comuns. Por isso, desenvolvemos este guia com ideias e dicas simples que podem ajudar. Confira.

Como ter mais energia no trabalho?

Pequenas mudanças no cotidiano já podem nos ajudar a ter mais energia no trabalho. É o caso de dar mais atenção para o nosso sono, nossa rotina de exercícios e até mesmo para a organização da nossa agenda. Abaixo damos mais detalhes:

1. Comece pela sua noite de sono

Não existe forma de ter mais energia no trabalho se não cuidarmos do nosso sono. Precisamos descansar adequadamente para que o nosso cérebro e o nosso organismo como um todo tenham mais motivação, disposição e energia ao longo do dia. Sendo assim, comece a avaliar a sua rotina e considere investir na higiene do sono.

2. Mantenha uma vida mais ativa

A prática de exercícios físicos também pode nos ajudar a ter mais energia no trabalho. Sabe por quê? Porque os exercícios nos deixam mais despertos, liberam hormônios responsáveis por sensações de prazer e, ainda, impactam na qualidade do nosso sono. Um combo completo. 🙂

3. Cuide do seu ambiente de trabalho

O seu ambiente de trabalho também deve ser levado em conta. A iluminação natural, por exemplo, pode ajudar na hora de manter a mente mais desperta e ativa ao longo do dia. Portanto, considere posicionar a sua mesa próxima às janelas (sem deixar que a luz prejudique a sua visão, claro). Ao mesmo tempo, cuide da ventilação, da temperatura do ambiente e, se possível, aposte na decoração biofílica.

4. Alimente-se e hidrate-se adequadamente

A nossa alimentação é uma das maiores fontes de energia que temos. Ao mesmo tempo, a hidratação ajuda a manter as diversas funções do nosso organismo. Assim sendo, considere beber líquido o suficiente ao longo do dia e cuide do seu cardápio.

5. Organize a sua rotina de trabalho

A sua rotina de trabalho também deve ser analisada com cuidado. Procure organizar a sua agenda de um modo que você consiga ter mais energia no trabalho! Para isso, não exagere na quantidade de atividades, saiba priorizar as urgências e emergências, crie etapas para cada processo, e assim por diante.

6. Cuidado com as sobrecargas

Ainda com relação ao que foi descrito acima, cuidado com as sobrecargas e os excessos. Se você simplesmente aceitar todas as demandas no seu trabalho, pode ser que a sua agenda fique muito apertada e você acabe “sugando” a própria energia. Por isso, mantenha sempre o equilíbrio e aceite que nem sempre somos capazes de cumprir tudo.

7. Cuide da sua saúde mental

Por fim, lembre-se de que para ter mais energia no trabalho é necessário cuidar da saúde mental. Ouça suas emoções, pratique o autoconhecimento e considere fazer psicoterapia. Assim, quem sabe, o seu dia a dia não se torna ainda mais motivador?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.