Tecnologia na saúde: centro de pesquisa em terapias avançadas servirá de apoio ao SUS

Brasil terá centro de pesquisa em terapias avançadas, por meio de investimento em tecnologia na área da saúde. Saiba mais!

O Ministério da Saúde vai investir R$ 15 milhões em uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) para desenvolver processos e plataformas tecnológicas nacionais em terapia gênica, terapia celular avançada e engenharia tecidual, de acordo com recente divulgação oficial.

Tecnologia na saúde: centro de pesquisa em terapias avançadas servirá de apoio ao SUS

Conforme informações oficiais, a chamada pública para a seleção da instituição é uma parceria do Ministério da Saúde com a Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Pesquisa e desenvolvimento

Segundo destaca o Ministério da Saúde, a Instituição será credenciada como Centro de Competência em Terapias Avançadas do Programa Genoma Brasil com o objetivo de ampliar e fortalecer competências para a pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, de desenvolver produtos de terapias avançadas (PTAs), além de formar e capacitar profissionais. De acordo com as informações oficiais, a chamada pública está disponível no site da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). 

Parceria

A iniciativa é um importante marco para o desenvolvimento de competências tecnológicas e produtivas no setor da saúde de precisão no Brasil, um dos objetivos do Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão – Genomas Brasil, coordenado pelo Ministério da Saúde, ressalta a divulgação. 

Diagnósticos e tratamentos personalizados no SUS

O Programa contribui para o entendimento das variações genômicas típicas da população brasileira, possibilitando, futuramente, a implementação de diagnósticos precisos, estratégias de prevenção e tratamentos personalizados no Sistema Único de Saúde (SUS), informa o Ministério. Dessa forma, será possível, por exemplo, identificar suscetibilidades da pessoa em desenvolver determinadas doenças antes mesmo dos primeiros sintomas aparecerem.

PD&I

De acordo com o Ministério da Saúde, podem se candidatar como Centro de Competência os grupos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) pertencentes a qualquer Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) brasileira. 

O grupo deve ser constituído como uma unidade de pesquisa e desenvolvimento em terapias avançadas, de acordo com as definições constantes na normatização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Genomas Brasil

Segundo explica a divulgação oficial, o Programa Genomas Brasil, instituído em agosto de 2020, é uma iniciativa de ciência, tecnologia e inovação coordenada pelo Ministério da Saúde para estruturar a implementação da saúde de precisão e personalizada no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Para isso, o projeto vai sequenciar genes de portadores de doenças raras, cardíacas, câncer e infectocontagiosas, como a Covid-19. A escolha das doenças que fazem parte das pesquisas levou em consideração a quantidade de casos no país e o custo gerado para o Sistema Único de Saúde (SUS), destaca o Ministério da Saúde.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.