Ministério da Saúde: confira informações sobre a campanha nacional de doação de sangue

O Ministério da Saúde lançou uma campanha nacional para incentivar doação de sangue, de acordo com informações oficiais. Saiba mais!

O Ministério da Saúde lançou uma campanha nacional para incentivar doação de sangue, de acordo com informações oficiais. 

Ministério da Saúde: confira informações sobre a campanha nacional de doação de sangue

Em 2022, o Ministério da Saúde investiu R$ 1,8 bilhão nos Serviços de Hematologia e Hemoterapia públicos do país, destaca a informação oficial. O Ministério da Saúde lançou, na última terça-feira, 14 de junho, a campanha nacional de doação sangue, com o slogan “Doe sangue regularmente. Você doa, a vida agradece”. 

Dia mundial do doador de sangue

A data celebra o “Dia mundial do doador de sangue”. O objetivo é manter a doação regular para garantir a manutenção dos estoques em todo país, informa o Ministério da Saúde. Os recursos do Ministério da Saúde são destinados à estruturação da rede nacional, modernização das unidades e qualificação dos profissionais, além do fornecimento de medicamentos aos pacientes portadores de doenças hematológicas. No ano passado, os recursos para a rede somaram R$ 1,6 bilhão.

Dados oficiais

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2021, o registro de coletas de sangue no SUS aumentou em 2,6% quando comparado a 2020. Foram pouco mais de 3 milhões de doações realizadas no ano passado. 

Em 2022, até março, foram coletadas cerca de 732 mil bolsas em todo país. Ainda em 2021, 14 a cada mil habitantes eram doadores de sangue, o que corresponde a 1,4% da população brasileira. Conforme informações oficiais, o Ministério da Saúde  acompanha diariamente o quantitativo de bolsas de sangue em estoque nos maiores hemocentros estaduais. 

Plano Nacional de Contingência do Sangue

Caso necessário, o Plano Nacional de Contingência do Sangue é utilizado, possibilitando o remanejamento de bolsas de sangue de outros estados para aqueles com maior dificuldade.

A exemplo disso, recentemente, o Ministério da Saúde destaca que, devido às enchentes causadas pelas chuvas nas últimas semanas, o Hemocentro de Pernambuco (HEMOPE) utilizou o Plano Nacional de Contingência do Sangue. 

Neste caso, seis estados enviaram, com o apoio do Ministério da Saúde, 767 bolsas de sangue. Segundo a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, cada doação pode salvar até quatro vidas.

Critérios para doar

De acordo com o Ministério da Saúde, os critérios básicos para doar sangue são:

  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe); serão aceitos documentos digitais com foto.
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

Critérios que impedem a doação

  • Período gestacional;
  • Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
  • Amamentação: até 12 meses após o parto;
  • Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
  • Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
  • Extração dentária: mínimo de 72 horas;
  • Transfusão de sangue: mínimo de 1 ano;
  • Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
  • Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses.

Doação de sangue e Covid-19

  • Se tem diagnóstico de COVID-19, após 10 dias da recuperação total dos sintomas, a doação está liberada;
  • Se está assintomático, mas testou positivo para COVID-19, após 10 dias de realizar o teste, a doação está liberada;
  • Se teve contato com pessoa com COVID-19, após 7 dias do último contato com a pessoa, a doação está liberada.

A doação de sangue também é tema do Boletim Temático da Biblioteca do Ministério da Saúde, publicado recentemente com orientações importantes para os doadores, informa a divulgação oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.