Como reduzir a ansiedade naturalmente? Veja aqui!

Saber como reduzir a ansiedade naturalmente é essencial para uma melhor qualidade de vida e um dia a dia muito mais leve e saudável. Afinal, só quem sofre com crises de ansiedade sabe o quanto a mesma pode ser desgastante e nada agradável, além de que pode atrapalhar – e muito – o dia-a-dia.

Por isso, fizemos este guia com dicas para desacelerar a mente e lidar com as crises da melhor forma. Acompanhe.

Veja como reduzir a ansiedade naturalmente

Existem algumas formas de como reduzir a ansiedade naturalmente. Isso porque, em grande parte dos casos, a ansiedade pode surgir por conta de excessos de “futuro”, ao invés de focar no presente. Além disso, uma rotina sem hábitos saudáveis também pode ser a porta de entrada para a crise. Veja como driblar isso:

1- Pratique exercícios com regularidade

Procure sempre praticar exercícios. Sabemos que todo mundo bate nesta tecla, mas é que realmente não há segredos quando o assunto é como reduzir a ansiedade naturalmente. Você precisa ter em mente que quando nos exercitamos, muita coisa acontece em nosso corpo.

Ficamos mais felizes; sentimos prazer; a autoestima eleva; nossa saúde melhora; evitamos doenças; entre outros. E isso vale para a nossa saúde mental também!

2- Foque no que você está fazendo aqui e agora

Como mencionamos, a ansiedade pode ser vista como um “excesso de futuro” (assim como a depressão é excesso de passado e o estresse o excesso de presente). Por isso, sempre que você perceber que está ficando ansioso, procure focar no “aqui e agora”.

Vale pensar no que você está fazendo neste exato momento, e deixar para lá tudo que virá depois. Faça as coisas com calma, etapa por etapa, considerando o que há no seu presente.

3- Tente criar uma rotina que seja mais organizada

Quanto mais organizada for a sua rotina, menos ansiedade você sentirá. Afinal, quando estamos ansiosos, tendemos a ter a sensação de perda de controle, e a organização é responsável por criar esta sensação.

Por conta disso, sempre tenha na ponta do lápis o que você precisa fazer e até quando. Procure, dessa forma, manter as coisas em dia, sem deixar nada para a última hora. Quanto mais você se organiza, melhor será o seu dia-a-dia.

Quando a ansiedade aparece…

Apesar de haver formas de como reduzir a ansiedade naturalmente, nem sempre teremos o controle total de tudo que estamos sentindo. Nestes casos, algumas medidas importantes podem ser tomadas. Veja:

  • Nó na garganta? Faça isso: Chupe gelo ou tome um sorvete. O gelado irá “adormecer” a região da garganta, diminuindo a sensação de peso.
  • Falta de ar? Faça isso: Procure respirar contando ao mesmo tempo. Conte quatro segundos para o ar entrar, e cinco para o ar sair. Sempre inspirando pelo nariz e soltando pela boca.
  • Sensação de formigamento? Faça isso: Foque em outra parte do seu corpo. Se a sua mão formigar, preste atenção nos seus dedos dos pés. Contraia e relaxe-os. Você focará nas sensações dali e pouco a pouco dispersará a sensação de formigamento da sua mente.
  • Sudorese? Faça isso: Um banho gelado ou um passeio ao ar livre, onde há circulação de ar, também pode ajudar.
  • Taquicardia? Faça isso: Procure ligar uma música mais tranquila e que impeça que você preste atenção nos batimentos.

Além de entender como reduzir a ansiedade naturalmente, lembre-se que variar os estímulos sensoriais é uma forma de “burlar” as sensações de ansiedade. Por isso, ao sentir algo, tente dispersar com outra coisa, como demos o exemplo de formigamento. E ainda, converse com alguém de confiança ou faça psicoterapia. Pôr para fora os seus anseios é uma boa pedida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.