Técnica de respiração diafragmática surte mais benefícios para a saúde

O simples ato de respirar corretamente pode fazer todo o diferencial no funcionamento do organismo humano. Isto porque a respiração não é só responsável por levar oxigênio ao corpo, mas também para manter equilibrado e integrar todo o sistema orgânico, desde o sanguíneo ao nervoso.

Dessa forma, o ato pode provocar reações instantâneas, aliviando tensões, inclusive, prevenindo distúrbios de estados emocionais como a ansiedade, estresse, pânico e até angústia.

Mas para que a respiração haja de forma funcional, trazendo benefícios para o corpo e mente, é necessário se atentar a prática, mudando alguns hábitos que podem atrapalhar sua execução.

Respiração diafragmática

A respiração diafragmática é a forma mais correta de levar oxigênio ao corpo, promovendo assim, reações benéficas ao organismo.

Ela deve ser executada da seguinte forma:

  • Inspirar pelo nariz profundamente até o abdômen se encher de ar
  • Quando ele estiver totalmente expandido, solte o ar lentamente pela boca

Apesar de a técnica parecer fácil, nem todos conseguem realizar este tipo de movimento.

Para saber se a respiração é diafragmática ou superficial, basta colocar uma mão sobre o peito e outra no abdômen, este último deve se movimentar mais durante o ato, caso contrário, estará sendo realizada de forma inadequada.

Vale destacar, que a capacidade pulmonar aumenta com o passar do tempo, entretanto, os indivíduos vão adotando costumes, muitos de forma até involuntária, que dificultam uma respiração completa e reparadora.

Consequências da má respiração

A respiração realizada de forma curta e rápida é conhecida como respiração superficial.

Apesar de acontecer quase que no “automático”, esta respiração pode provocar diversos danos à saúde física e emocional. Falta de energia, de concentração e até irritabilidade podem ser algumas reações da respiração superficial.

Além disso, ao diminuir o fluxo de oxigênio ao corpo, e logo, da corrente sanguínea, a intensificação da atividade cardíaca é ocasionada, podendo resultar em uma sobrecarga do coração, da pressão arterial e metabolismo celular.

Outra consequência prejudicial da má respiração é a insônia, visto que o fornecimento insuficiente de oxigênio para o cérebro, o mantem em estado de alerta, dificultando entrar na fase do sono profundo e reparador.

Práticas para controlar a respiração

Com as atribulações do dia a dia, a respiração acaba acontecendo de forma involuntariamente superficial, portanto, o mais indicado é dedicar um momento exclusivo do dia para executá-la corretamente.

Vale destacar, que a respiração diafragmática pode ser integrada à rotina parcialmente, visto que mesmo em poucos minutos, ela já traz alterações benéficas para o corpo e mente. Diante disto, a prática pode ser associada durante as atividades de meditação, yoga e até ao ouvir uma música relaxante.

Com o passar do tempo, o organismo acaba se acostumando a essa alteração no ato respiratório, tornando a inspiração e expiração diafragmática totalmente espontânea.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.